Cinco projetos serão implantados a partir da segunda quinzena de abril

A prefeitura de Volta Redonda vai implantar cinco novos projetos que vão beneficiar a população do município, através de uma parceria com a Associação de Aposentados de Volta Redonda (AAPVR) e a Fundação CSN. A assinatura do acordo ocorreu essa semana, no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto. Os projetos terão início previsto para a segunda quinzena de abril.

Quatro desses projetos são voltados para a população idosa e um para crianças e adolescentes. Todos serão implantados graças as doações do imposto de renda realizadas pelas entidades parceiras.

Segundo as Leis de incentivo social, o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso de Volta Redonda (FMDI) e o Fundo Municipal para Infância e Adolescência (FINAD) podem ser beneficiados com as doações dos valores devidos ao Imposto de Renda, que podem ser deduzidas da taxa a ser recolhida no ano seguinte pelo contribuinte.

A captação do recurso é feita pela entidade, que só recebe o benefício se estiver regularizada nos conselhos da criança e idoso. A partir desse momento ela está apta a receber o recurso para que o seu projeto receba a verba. O projeto precisa ser aprovado previamente no Conselho Municipal.

A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, ressalta que através de iniciativas como esse é possível avançar nas políticas de proteção à infância e aos idosos.

“Vale ressaltar que as leis de incentivo social têm um papel importante e de forma positiva auxiliam a vida de muitos cidadãos. Devido às doações realizadas por meio do Imposto de Renda, vários projetos ganham vida, ajudando milhares de pessoas”, afirmou a secretária.

Os projetos

Projeto Humanização - Acolhimento Institucional Humanizado na ILPI João Miguel da Silva - visa manter o acolhimento dos idosos em situação de vulnerabilidade social, assim como garantir o acesso dos idosos acolhidos à convivência mista entre os residentes (acamados e não acamados) bem como aos serviços da Rede Socioassistencial das demais Políticas Públicas através de Oficinas Terapêuticas, incentivar a prática de exercício físicos, através das oficinas de mobilidade programadas por Fisioterapeuta e Educadores Físicos.

Projeto Resgatando Saberes - Promove a qualidade de vida da população idosa de Volta Redonda através do cultivo e distribuição de hortaliças e fomento da agricultura familiar urbana, de forma a melhorar a saúde integral, a socialização e integração de idosos, além da criação de vínculos sociais. Vinculação de 2 estufas para cultivo de hortaliças, 100 idosos serão contemplados. Será executado na Escola Técnica Pandiá Calógeras. Terá como parceria as Secretarias Municipais de Assistência Social (Smas) e Esporte e Lazer, a Academia Oscar Cardoso e AAP-VR.

Projeto Bailes da Vida - Promove o bem-estar físico e mental das pessoas idosas através da prática de dança de salão, enquanto fomenta a integração intergeracional e a troca de conhecimentos. Visando o fortalecimento do corpo e do cérebro em sinergia, prevenindo doenças das articulações, coluna e do cérebro.

Projeto Melhor Visão para Melhor Idade - Mantem o acolhimento dos idosos em situação de vulnerabilidade social com realizações de exames oftalmológicos preventivos para a pessoa idosa do município de Volta Redonda – RJ e atendimentos ambulatoriais em oftalmogeriatria. Melhorando a qualidade de vida da pessoa idosa com manutenção da boa qualidade da visão mantendo a sua capacidade funcional, autonomia e dignidade.

Capacitar para crescer 2024 – Tem como objetivo intervir na realidade de vulnerabilidade social no município de Volta Redonda, proporcionando aos adolescentes condições dignas de acesso à educação profissional de qualidade, aumentando o desempenho e, consequentemente, inserção diante ao mundo do trabalho. O programa será desenvolvido nos Centros de Referências Assistência Social (CRAS) do município, preparando os jovens para o mercado de trabalho e desenvolvendo competências para formação integral do indivíduo.

Fotos Cris Oliveira - Secom VR