Cidade recebe evento pelo quarto ano consecutivo. Atividade é destinada a crianças e jovens de 8 a 17 anos, com e sem deficiência

Com a tradição de realizar grandes eventos esportivos, Volta Redonda vai sediar por mais um ano consecutivo o Festival Paralímpico Loterias Caixa, edição 2024. A cidade está entre as escolhidas e anunciadas nesta semana pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da sua Diretoria de Desenvolvimento Esportivo. O festival, que será realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) – sob a chancela do CPB –, acontecerá em duas etapas. A primeira será no dia 21 de setembro (véspera do Dia Nacional do Atleta Paralímpico) e a segunda, 3 de dezembro (Dia Internacional das Pessoas com Deficiência).

“Já é o quarto ano consecutivo que vamos sediar o Festival Paralímpico, que já está se tornando uma tradição esportiva em Volta Redonda. E mais uma vez estaremos com a cidade preparada para essa grande ação, que promove a experimentação esportiva, de forma lúdica, a crianças com e sem deficiência, promovendo também a inclusão”, destacou a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, lembrando que as atividades acontecerão na Arena Esportiva Nicolau Yabrudi (Seu Nula), no bairro Voldac.

Todas as 27 unidades federativas do Brasil (26 estados e o Distrito Federal) receberão o Festival em 2024. O evento tem o objetivo de proporcionar a crianças e jovens, de 8 a 17 anos, com e sem deficiência, a experiência de vivenciar as modalidades paralímpicas e difundir o Movimento Paralímpico em todo o território nacional.

Festival reuniu mais de 300 participantes em 2023

Com a primeira etapa realizada em maio e a segunda em setembro, o Festival Paralímpico Loterias Caixa reuniu mais e 300 participantes em 2023. A edição do ano passado contou com prática das modalidades Atletismo, Parabadminton, Vôlei Sentado e Parataekwondo (esporte que estreou nas Paralimpíadas de Tóquio, em 2021).

A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de sete mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.

Em 2021, o Festival Paralímpico reuniu oito mil crianças em 70 sedes espalhadas pelo país. Em 2022, o evento contou com cerca de 15 mil crianças e adolescentes em 98 cidades. Já em 2023, o Festival Paralímpico passou a ter duas edições anuais. Em maio, o evento contou com 21 mil participantes, assim como em setembro, somando um total de 42 mil inscrições acumuladas.

Fotos de arquivo – Cris Oliveira.
Secom/PMVR