Cirurgias de catarata e pterígio, exames pré-operatórios de biometria e procedimentos Yag Laser acontecem em estrutura montada na Ilha São João

Mais de 1,2 mil moradores de Volta Redonda serão beneficiados na quarta etapa do Revi-VER em 2024, que acontece nesta semana. O programa, implantado pela prefeitura em junho de 2021 por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ultrapassa neste mês a marca das 15,5 mil cirurgias de catarata realizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). As operações acontecem em centro cirúrgico oftalmológico móvel instalado na Ilha São João.

A agenda entre os dias 9 e 12 de abril prevê a realização de mais 520 cirurgias de catarata. Os pacientes devem comparecer à Ilha São João na hora marcada e com o exame pré-operatório pronto. Após a operação, a equipe de enfermagem do projeto faz a primeira aplicação do colírio, que deve ser usado de hora em hora no primeiro dia. O frasco do medicamento é doado pela prefeitura, e a primeira consulta de revisão é feita no dia seguinte ao procedimento, também na Ilha São João.

A etapa desta semana do Revi-VER também fará 60 operações de pterígio, uma alteração na conjuntiva, a membrana transparente que recobre a parte branca do olho. Além disso, estão previstos 200 exames de biometria para o pré-operatório da cirurgia de catarata; 200 Capsulotomia Yag Laser, procedimento pós-operatório para tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino; e 250 consultas pós-operatórias após um mês da cirurgia.

Como participar do Revi-VER

Qualquer morador de Volta Redonda que já tenha sido diagnosticado com catarata pode se inscrever no programa. Basta comparecer à unidade de saúde (UBS ou UBSF) da Atenção Primária mais próxima da residência, munido do Cartão SUS, CPF, documento com foto, comprovante de residência e o encaminhamento para a cirurgia, que pode ser das redes pública ou privada de saúde.

Fotos de Divulgação.
Secom/PMVR