Evento ocorrido neste domingo, dia 7, tem a parceria da Prefeitura de Volta Redonda, Aciap-VR, Sicomércio e a CDL-VR

A primeira edição de 2024 do projeto “Rua de Compras” aconteceu neste domingo, dia 7, no centro comercial da Avenida Amaral Peixoto, um dos mais importantes de Volta Redonda. O evento é uma parceria da Prefeitura de Volta Redonda, da Aciap-VR (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda), do Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). Mesmo com o domingo de sol quente, milhares de pessoas compareceram ao evento e aproveitaram para fazer compras com preços promocionais, além de receber e participar dos serviços e atrações culturais oferecidas pelo projeto.

Além de todas as lojas abertas, a Amaral Peixoto foi ocupada com ações gratuitas sociais da prefeitura, de esporte, cultura, diversão com brinquedos para a garotada e serviços de saúde. Além de música, com a Banda e Coral municipal de Volta Redonda, que fizeram a abertura, teve ainda participações do Grupo Falcões de Aço Moto Clube, do Jeep Clube e exposição de carros antigos. O evento recebeu uma praça de alimentação com foodtrucks e o Espaço de Adoção "Família Animal", da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, disponibilizando animais para adoção.

O público também pode visitar uma Feira de Artesanato e os jovens foram abordados por funcionárias da Coordenadoria da Juventude (CoordJuv), que divulgavam cursos gratuitos e digital de economia criativa, da escola Coli.ga. A Secretaria de Esporte e Lazer (Smel) utilizou o palco montado na via para fazer apresentações de dança e atividades esportivas em outros pontos da rua. Outro serviço gratuito, o Caminhão do Cabelo, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas)atendeu cerca de 150 pessoas. Dois instrutores e um aluno das oficinas de Cabeleireiro realizadas nos Centros de referência da Assistência Social (Cras) faziam os cortes. "Gostei muito, pois o aluno supervisionado, cortou muito bem o meu cabelo. Pra mim já é profissional", elogiou o atendente de loja, Rafael Cabral.

O comércio da Amaral Peixoto é um dos mais tradicionais da região e concentra lojas com produtos variados, entre roupas, calçados, eletrodomésticos e eletrônicos e artigos para a casa. Naiara Pereira, vendedora, aproveitou para comprar uma capa de celular nova. "O preço tá ótimo, e por isso, comprei. Além disso, gostei muito da apresentação da Banda e Coral. Tudo bem organizado e com um policiamento excelente", afirmou a moça. Mara Costa, relações públicas, aproveitou para fazer compras num supermercado da Amaral Peixoto. "Moro aqui perto, e vim aproveitar o preço especial do domingo e também gostei da Banda Municipal. Para mim, os músicos são um orgulho da cidade", falou ela.

O deputado Munir Neto, que tem uma loja de produtos esportivos na Amaral Peixoto, disse que o Rua de Compras ajuda a revitalizar o comércio de onde é realizado. "O comércio é o maior empregador da cidade e nós buscamos sempre incentivar o seu crescimento. Este evento atende ao comerciante, ao comérciário e o mais importante, a população, com atrações e atividades. As lojas oferecem mercadorias de qualidade e ótimos preços", destacou o deputado.

O assessor e coordenador do evento por parte da Prefeitura, Rogério Loureiro, disse que "Rua de Compras" recebe apoio irrestrito do Governo Municipal. "É sempre bom ver a população de Volta Redonda se reunindo para apoiar os negócios locais e desfrutar de um dia de diversão e compras. Eventos como esse são uma maneira maravilhosa de fortalecer os laços na comunidade e celebrar o comércio local", disse o assessor.

O prefeito Antônio Francisco Neto parabenizou a todas as entidades envolvidas na realização do "Rua de Compras". "Os comerciantes de Volta Redonda podem contar sempre com o nosso apoio. Os organizadores trabalharam com muita dedicação para fomentar ainda mais o comércio de Volta Redonda. Fico feliz em ver que nesta primeira edição deu tudo certo e já estamos preparando as próximas deste ano. Parabéns a todos", afirmou o prefeito.

O evento contou com policiamento da Polícia Militar e agentes do Segurança Presente e da Guarda Municipal, que atuaram durante todo o dia orientando o trânsito e garantindo a segurança. Os próximos centros comerciais a receber o projeto são: Aterrado, no mês de maio; Vila Santa Cecília em junho; no mês de julho, Santo Agostinho; Água Limpa em agosto; e Retiro em setembro.