Quatro décadas de inovação em soluções de tecnologia da informação e comunicação no setor público

A Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda (EPD-VR), comemorou com um café da manhã, nesta sexta-feira, dia 14, a marca de 40 anos da sua inauguração. A empresa é responsável pela gestão dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação do município.

Atuando no desenvolvimento de sistemas próprios e implantação de sistemas de terceiros, a EPD-VR tem o papel de prestar suporte técnico referente ao parque tecnológico utilizado em toda a estrutura do poder público municipal de Volta Redonda. O prefeito Antonio Francisco Neto ressaltou a importância da EPD-VR para a cidade e agradeceu a toda equipe pelo trabalho desenvolvido.

“Quero agradecer a todos os funcionários, em especial ao Edvaldo, pelo belíssimo trabalho realizado. A EPD-VR é uma referência pelo serviço que ela presta. Quando temos a satisfação de ter no comando da empresa uma pessoa que trabalha nela desde a sua criação, é a certeza que vamos avançar cada vez mais. Através da EPD-VR podemos implantar projetos que levam a nossa cidade à modernidade, além de contribuir para a economia dos cofres públicos. Essa é uma data importante e deve ser comemorada por todos”, disse o prefeito.

Com equipe técnica especializada, composta por 30 colaboradores, a EPD-VR é administrada pelo diretor-presidente, Edvaldo Silva, que trabalha no setor desde que a empresa foi criada.

“Usamos a criatividade, tecnologia e inovação como nossas principais ferramentas. Nossa missão é de criar soluções que levem a excelência, superação e desenvolvimento a cada um de nossos clientes, sobretudo o Município de Volta Redonda. Nosso compromisso é com a população de Volta Redonda, por isso prezamos a transparência na prestação das nossas contas”, ressaltou o secretário.

O fundador da EPD-VR, Carlos Alexandre da Silva Reis, também estava presente na comemoração. “Antes existia uma assessoria de informações e com o tempo o projeto cresceu e eu participei desde a sua feitura e aprovação na Câmara Municipal e depois recebi a primeira nomeação na EPD-VR. Fiquei aqui durante 12 anos e hoje ver ela completando 40 me dá a sensação de sonho realizado. É gratificante ver esse resultado e ainda vão avançar”, disse Carlos Alexandre.

Serviços prestados

Entre os principais projetos desenvolvidos e implantados pela EPD-VR está a restruturação da Rede de Fibra Ótica, responsável por atender toda a estrutura das câmeras de segurança da cidade e pela informatização dos serviços públicos disponibilizados pela administração municipal como escolas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), unidades de saúde, entre outros. Equipes da EPD-VR fazem a manutenção nos locais onde já existem o serviço e instalam nas unidades que ainda não contavam com a informatização.

Outro serviço em desenvolvimento é o Processo Eletrônico, onde todas as peças processuais, como documentos e despachos são digitais, ou seja, a visualização é por meio eletrônico. Assim, não há utilização de papel. A implantação é gradual e está sendo feita através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (SEPLAG).

Mais uma importante ação do setor é a modernização do sistema de acesso ao estádio Raulino de Oliveira, o Estádio da Cidadania, nos dias de jogos. O novo sistema permitirá que a EPD-VR confeccione os ingressos vendidos, trazendo mais economia para o município.

A EPD-VR é responsável ainda pela implantação do Software e-Cidade nas escolas da Rede Municipal de Ensino e da Telefonia IP, que irá substituir os telefones analógicos utilizados pela prefeitura. Através do sistema de fibra ótica será criado uma rede de telefonia própria, que vai permitir uma grande economia em telecomunicações. O novo sistema será implantado em parceria com a Secretaria Municipal de Administração (SMA).

Fotos de divulgação- Secom/PMVR.