Alvará rápido vai agilizar abertura de empresas

Serviço já está disponível através do portalvr.com para contadores do município;

Os contadores do município já contam com uma ferramenta a mais para agilizar o pedido de alvarás de funcionamento de empresas na prefeitura de Volta Redonda.  Já está disponível, através do www.portalvr.com, a Consulta Técnica Prévia Eletrônica (CTP) para a retirada do alvará rápido.  A implantação do CTP foi apresentada na noite de quinta-feira, 09, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, no Aterrado, para empresários e contadores do município.
        De acordo com o gerente de desenvolvimento de sistemas da Empresa de Processamento de Dados (EPD) da prefeitura de Volta Redonda, Rubens Guimarães, que fez uma palestra sobre o serviço, os contadores já encontram no site oficial do município, um guia rápido de como proceder para agilizar o atendimento. ´Após o contador solicitar a CTP, a Secretaria Municipal de Planejamento avaliará todas as informações apresentadas e se tudo estiver correto, em pouco tempo, já fica liberado para o interessado comparecer à prefeitura e concluir o pedido do alvará´, disse o técnico, explicando que todos os passos do processo poderão ser acompanhados pelo interessado através do PortalVR. Ele ainda acrescentou que as atendentes do telefone 0800 7021 156 (ligação gratuita) da prefeitura também estão preparadas para esclarecer possíveis dúvidas.
       - Estamos oferecendo um ambiente de colaboração entre a prefeitura e os usuários. A nossa real intenção é tirar os contadores das filas, disse Rubens, ressaltando que este serviço tem a proposta de promover o desenvolvimento da cidade.
        O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jerônimo Pereira dos Santos, lembrou ainda que a cidade já conta com a instalação da Delegacia da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) em Volta Redonda, que funciona na sede da mesma secretaria.  ´Este também foi um grande ganho para os empresários. A Jucerja, instalada aqui em Volta Redonda, atende a toda a região e está agilizando em muito o atendimento para os interessados em abrir empresas. Os prazos para resolver os problemas com a Junta estão mais curtos´, disse.
       O prefeito Gothardo, que ao final do encontro respondeu a perguntas dos convidados, elogiou o trabalho desenvolvido pela EPD para oferecer mais este serviço através do Portal VR. ´Queremos desburocratizar e encaminhar com mais rapidez a entrada das empresas na nossa cidade.  O que está ao nosso alcance estamos fazendo, pois sabemos que isso gera mais empregos para Volta Redonda e melhora a qualidade de vida dos moradores. De janeiro de 2005 a agosto de 2008 já geramos 8733 postos de trabalho´, frisou.
        O prefeito ainda destacou que a cidade teve uma grande vantagem com a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. ´Ela já está agilizando os pedidos de licenciamento ambiental´, afirmou, acrescentando que as secretarias de Planejamento, Meio Ambiente, Fazenda e a Vigilância Sanitária estão trabalhando unidas para facilitar a vida das pessoas que queiram abrir seus próprios negócios.
        Na apresentação compareceram também o secretário de Planejamento, José Iran Peixoto, o coordenador de Indústria Comércio e Turismo, Haroldo Fernandes e o presidente da FEVRE, Júlio Cyrne.

Notícia atualizada dia 10/10/08 às 06:56

Fonte: ACS/PMVR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, numero 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444