Conquista do emprego é resultado de melhorias em Volta Redonda

Moradores contam suas histórias e representam mais de mil postos de trabalho acumulados no ano, segundo dados do Caged

 

Feliz por ter retornado ao mercado de trabalho após cerca de dois anos, o auxiliar de serviços gerais Bruno Correia Telles, de 33 anos, é morador de Três Poços e fala um pouco sobre como conseguiu superar o período desempregado e conquistou sua vaga.

 

“Sou casado, pai de família, tenho três filhos, e estava muito difícil conseguir uma oportunidade de emprego em Volta Redonda. Consegui fazer alguns trabalhos de pintura, textura, para ir me mantendo, mas não é sempre que tem. Já tinha ido ao Sine atualizar meu cadastro e o que me ajudou foi que eu não desisti, fui insistente. Estou muito feliz e creio que continuarei na empresa, pois estou dando o meu melhor”, conta.

 

A conquista de Bruno representa os mais de mil novos empregos gerados em Volta Redonda no período de janeiro a julho deste ano. Os números são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que a cidade criou 1.031 postos de trabalho – saldo de 12.959 admissões e 11.928 dispensas.

 

Entre os admitidos pelo mercado também está a jovem Thainá Souza, de 20 anos, moradora do Santo Agostinho, que conseguiu seu primeiro emprego recentemente e passa por treinamento da empresa para começar a exercer a função de consultora comercial.

 

“Estava à procura de emprego desde o início do ano, com a intenção de ingressar no mercado de trabalho enquanto faço faculdade. Cadastrei meu currículo no Sine e fui chamada para o processo seletivo no Na Hora. Após 15 dias, fui chamada novamente pela empresa para fazer o exame admissional e dar início ao treinamento. Quero adquirir experiência e crescer com cada aprendizado. Com essa conquista posso ficar mais tranquila diante da situação do país”, disse Thaíná.

O prefeito Samuca Silva ressaltou a importância do trabalho realizado pela prefeitura para melhorar a economia da cidade. “Este é o ano do emprego em Volta Redonda. Nossa atuação em parceria com o Governo do Estado e a CSN para trazer empresas que se beneficiam de aço para Volta Redonda também vai resultar na geração de mais emprego e renda”, comentou Samuca, lembrando que uma empresa de telemarketing já opera na cidade, gerando mais de 700 empregos.

 

Comércio cai, enquanto Serviços, Indústria e Construção Civil crescem

 

Os dados do Caged mostram que o setor de Comércio teve o maior saldo negativo dentre os setores pesquisados, com um total de 197 demissões no acumulado do ano até julho. Em contrapartida, Os setores de Serviços (456 admissões), Indústria (396) e Construção Civil (230) registraram saldo positivo entre contratações e dispensas.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Joselito Magalhães, explicou que o setor de comércio, apesar de ter registrado queda, tende a melhorar com o início das contratações pelas lojas que atuarão no Shopping Park Sul.

 

“Além da colaboração para a vinda de mais empresas para Volta Redonda, também adotamos medidas de incentivo ao empreendedorismo e ampliamos a lista de serviços oferecidos ao cidadão, como a retomada do Sine, que está em operação no Na Hora, no bairro Retiro”, citou o secretário.

 

Por Raphael Martiniano, com fotos de Gabriel Borges

Pin It