Volta Redonda realiza Fórum Popular da Infância e da Adolescência

Encontro neste sábado, dia 10, debateu com representantes da sociedade civil estratégias para criação do Plano Municipal para Infância e Adolescência

Volta Redonda realizou neste sábado, dia 10, o Fórum Popular da Infância e da Adolescência. O evento ocorreu no auditório do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biasi), no Aterrado, reunindo representantes de instituições da sociedade civil que trabalham com esse público.

O objetivo é traçar estratégias para a construção do Plano Municipal para Infância e Adolescência.

O documento e a implantação de políticas públicas para a criança e o adolescente são pré-requisitos para o reconhecimento da Fundação Abrinq, uma organização sem fins lucrativos em defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes, como cidade amiga da criança.

A vice-presidente do Conselho Municipal Guaraciara Lopes, disse que a realização do fórum é uma etapa para a elaboração do documento.

O trabalho começou em 2017, com orientação da Fundação Abrinq. No início deste ano, foi criado o grupo de trabalho com representantes de todas as secretarias e autarquias municipais, que apresentaram as ações já realizadas para a criança e o adolescentes pelo município”, explicou Guaraciara.

Desde agosto, está disponível uma ferramenta digital, por meio de um link no PortalVR.com, onde qualquer pessoa pode apontar sugestões sobre o tema criança e o adolescente.

Os dados coletados no fórum ou via internet serão avaliados pela equipe de construção do plano e vão constar no primeiro documento que será entregue à Fundação Abrinq em janeiro 2019.

A matriz lógica, como é chamado o relatório que identifica as questões sobre o tema é sugestões, será a base para a construção do plano, que estará pronto em 2020 e será válido por dez anos.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, ressaltou que este será o primeiro plano de políticas públicas para crianças e adolescentes criado no município.

“Esse plano será construído a várias mãos o que garante mais representatividade e fidelidade às necessidades das crianças e adolescentes do município. E esse evento serve para promover a interlocução entre o poder público e entidades que trabalham para essas pessoas e conhecem essa realidade”, disse.

O jovem Lucas de Almeida, 19 anos, do Fórum Juventude Sul Fluminense em Ação, comentou:

Estou feliz de estar participando e ajudando a construir o Plano Municipal da Infância e Adolescência porque este é um espaço democrático”, comparou.

Thais Martins, 16 anos, citou a responsabilidade dada aos jovens:

É muito importante os jovens serem ouvidos. O ensinamento de que eles também precisam saber ouvir é essencial”, disse Thais.

Também estiveram presentes no evento o secretário municipal de Ação Comunitária, Marcus Vinicius Convençal, o Subsecretário  do Gegov Marcio Lemos, a presidente do CMDCA, Adriana de Paula Amorim.

Por Renata Borges e José Afonso Gonçalves