Prefeitura de Volta Redonda apresenta proposta para moradores da ocupação no bairro Ponte Alta

Smac e Defesa Civil estiveram no local nesta terça-feira para conversar com os moradores

A Secretaria de Ação Comunitária e a Defesa Civil estiveram nesta terça-feira, dia 13, em uma ocupação irregular no bairro Ponte Alta, em Volta Redonda. A visita teve como objetivo apresentar uma proposta para cerca de 20 famílias que estão no local. A ação contou também com a participação do IPPU (Instituto de Planejamento Urbano) e da Guarda Municipal. A prefeitura apresentou aos moradores da ocupação uma opção para que todos sejam contemplados com o programa federal "Minha casa minha vida", no bairro São Sebastião.

O secretário de Ação Comunitária, Marcus Vinicius Convençal, destacou o acompanhamento da pasta para resolver os problemas das famílias. "Após algumas visitas e conversas, a equipe da Smac fez o diagnóstico das famílias e constatou que a maioria realmente se encontra em vulnerabilidade, e tem o perfil de inserção no ‘Minha Casa, Minha Vida’. Viemos aqui hoje oferecer essa solução. Para a desocupação imediata, estamos ofertando o Aluguel Social, enquanto os apartamentos não forem entregues. Quero agradecer ao prefeito Samuca que, ao saber dessa dificuldade, já enviou à Câmara Municipal um pedido de suplementação para o aluguel social", disse.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Leandro Rezende, o local já foi interditado, com o risco quatro de eminente desabamento. "O local apresenta um alto risco de deslizamento de terra e já foi interditado pela Defesa Civil. O perigo de residir nessa área é muito grande, ainda mais em tempo de chuva. A Smac e a Defesa Civil estão trabalhando juntas para achar uma melhor maneira de acolher as famílias nessa área", disse.

O prefeito Samuca Silva enfatizou que toda a equipe está trabalhando para resolver a situação das famílias o quanto antes.

"Além de todo o perigo, estamos em uma época de alerta da Defesa Civil. Recentemente, vimos uma tragédia no estado onde pessoas morreram devido ao deslizamento de terra. Eu como prefeito não posso deixar que essas famílias fiquem em situação de risco. A nossa gestão está trabalhando muito para solucionar o problema e acolher da melhor forma essas famílias, através dos programas sociais", afirmou.

Para a moradora da área de ocupação, Carla de Oliveira, a ação da prefeitura e a proposta foram boas para os moradores.

"Estou morando aqui há um mês. Com a chuva forte, meu barraco desabou. Estou grávida e quero ir para o ‘Minha Casa, Minha vida’. Eu preciso de um suporte e a prefeitura fez uma boa proposta pra gente, por isso resolvi aceitar", contou.

Por Maria Clara Sales com foto Gabriel Borges