Volta Redonda terá Plano Municipal para Infância e Adolescência

Durante evento de lançamento, prefeito Samuca Silva anuncia criação da Secretaria da Criança e do Adolescente

Cerca de 200 representantes do poder público e da sociedade civil participaram na manhã desta segunda-feira, dia 27, no Auditório da UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biasi), campus Aterrado, do lançamento do Plano Municipal para Infância e Adolescência de Volta Redonda. A construção do documento e a implantação de políticas públicas para a criança e o adolescente são pré-requisitos para concorrer ao prêmio Prefeito Amigo da Criança, concedido pela Fundação Abrinq, uma organização sem fins lucrativos para em defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.

A abertura do evento ficou a cargo de 15 estudantes da Escola Municipal Maria José Campos Costa, que fica no bairro Volta Grande. Eles fazem parte do Projeto Volta Redonda Cidade da Música e apresentaram números de canto e violino.

A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Guaraciara Lopes, que é articuladora do Prefeito Amigo da Criança em Volta Redonda e da criação do Plano Municipal para Infância e Adolescência, explicou como será a elaboração do documento.

“As reuniões começaram em 2017 com orientação da Fundação Abrinq. No início de 2018, foi fechado o grupo de trabalho com representantes de todas as secretarias municipais. Hoje, reunimos a sociedade civil que também vai atuar na construção do plano. É a população, que está no dia a dia nos bairros, que pode nos passar o problema, a causa e a solução que serão a base para a criação do Plano Municipal para Infância e Adolescência”,falou Guaraciara.

Ela acrescentou que um documento com ações e metas será entregue à Fundação Abrinq em 2019 e será a base de dados para a construção do plano, que estará pronto em 2020 e será válido por dez anos. “É bom deixar claro que, durante esse período, as políticas públicas devem ser monitoradas e atualizadas quando necessário”, completou.

Para facilitar a participação popular na construção do Plano Municipal para Infância e Adolescência, durante o evento foi apresentada uma ferramenta digital. Por meio de um link no PortalVR.com, qualquer pessoa pode apontar o problema, a causa e uma sugestão de solução. “Os dados serão coletados até novembro e avaliados pela equipe de construção do plano. O objetivo é envolver o maior número de pessoas possível e criar políticas públicas que atendam à realidade do município”, falou o chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Comunicação, Márcio Lemos.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, agradeceu a presença das pessoas que militam pelas crianças e pelos adolescentes no município. “A ideia aqui é unir essas entidades em um só objetivo. Esse plano será construído a várias mãos o que garante mais representatividade e fidelidade às necessidades das crianças e adolescentes do município. E esse evento serve para promover a interlocução entre o poder público e entidades assistenciais”, disse.

Ele acrescentou que quer ganhar o prêmio Prefeito Amigo da Criança pelo legado que vai deixar para o município. “Com esse prêmio vem um futuro melhor para as novas gerações”, acredita Samuca, afirmando ainda que o prefeito do município pode mudar, mas as políticas públicas implantadas permanecem.

“E para fortalecer ainda mais o compromisso do poder público municipal será criada a Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente”, anunciou, avisando que a nova estrutura não trará ônus para o município.

A assistente social do Juizado da Infância e da Juventude da comarca de Volta Redonda, Débora Tavares, participou do encontro e elogiou a iniciativa. “Acho importante para o município firmar em documento a implantação de políticas públicas para crianças e adolescentes”, afirmou, ressaltando que vai colaborar dando sugestões.

Entre os presentes ainda estavam a presidente da Federação das Associações de Moradores de Volta Redonda, Fátima Martins; o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Volta Redonda, Alex Martins Rodrigues; o conselheiro Tutelar do município, Marco Aurélio; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Adriana Amorim.

Por Renata Borges com fotos de Gabriel Borges