Prefeitura e Fundação CSN estreitam parcerias

Encontro no gabinete do prefeito Samuca Silva serviu para tratar de projetos para a área do turismo

O prefeito Samuca Silva recebeu em seu gabinete na manhã desta sexta-feira, dia 7, representantes da Fundação CSN. O encontro serviu para debater investimentos e parcerias para fomentar o turismo na cidade. Também participaram secretários municipais e representantes de autarquias do Governo Municipal.

Um dos temas levantado foi em relação a possibilidade de impulsionar a área gastronômica. O gerente geral da Fundação CSN, André Isnard Leonard, citou exemplos como o Mercado Municipal de São Paulo e o Festival de Quitanda de Congonhas como inspiração para Volta Redonda ampliar suas opções gastronômicas.

“Já fazemos e queremos ampliar a parceria com as secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, reforçando nossa participação em eventos já existentes e criando novos para aliar gastronomia à música, à dança e ao teatro, por exemplo”, explicou André Isnard, que apresentou um projeto que inclui ainda a criação de um calendário de eventos gastronômicos.

A presidente da Fundação CSN, Mônica Garcia Fogazza Rego, destacou o papel fundamental de Volta Redonda na região, como ponto central de público e de estrutura. “Volta Redonda é um centro gastronômico do Sul Fluminense e podemos ampliar essa atuação. Tenho certeza que com parcerias e investimentos os empresários virão e o público de fora também”, comentou Mônica.

O prefeito considerou a reunião muito produtiva, se mostrou otimista em relação à criação do calendário e destacou os investimentos da administração municipal no turismo. “Recentemente, conseguimos R$ 5 milhões do Ministério do Turismo, que serão revertidos em projetos como o centro de Convenções e o Museu da Tecnologia. Temos também o primeiro Mercado de Orgânicos público do estado do Rio, que será construído em breve. Volta Redonda pode ser um dos maiores destinos turísticos do Brasil”, ressaltou Samuca, lembrando ainda do site www.turismoemvolta.com.br, que estimula o turismo na Região Sul Fluminense, partindo de Volta Redonda.

Durante o encontro também foram debatidos temas como: o uso de uma área da Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, para eventos gastronômicos e musicais; a construção do Museu do Aço e do Museu do Automóvel, ambos com projetos já apresentados à CSN; e um projeto da prefeitura para a construção de um edifício-garagem com 400 vagas na Vila Santa Cecília, através de Parceria Público-Privada (PPP).

“Precisamos de parceria e ter a Fundação CSN ao nosso lado abre portas, os projetos trazem credibilidade. A prefeitura está à disposição para colaborar e a população será beneficiada”, ressaltou Samuca Silva.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Evandro Freitas / SecomVR