ZooVR prepara atividades para o verão

Espaço terá programação especial para todas as idades durante as férias

O mês de janeiro se aproxima e neste período de férias escolares e de recesso em muitas empresas e instituições, uma ótima opção para aproveitar o lazer com a família em Volta Redonda é o Zoológico Municipal. De acordo com o coordenador do local, Jadiel Teixeira, no início do ano de 2019 será iniciado o “Fim de Férias no Zoo”, que promete muitas atividades para todas as idades.

“Será toda uma programação especial de atividades para toda a família, como a árvore dos desejos, que é uma árvore pintada em banner, onde as crianças colam seus desejos no lugar das folhas. Também haverá pintura de rosto, brincadeiras monitoradas no playground, o projeto ‘Educação Ambiental Sobre Rodas’, entre outras ações”, explicou Jadiel.

O projeto ‘Educação Ambiental Sobre Rodas’ promove atividades de conscientização ambiental, aliando lazer, educação, pesquisa e conservação. A principal ferramenta do projeto é um micro-ônibus equipado e com estagiários de Biologia que ministram aulas práticas interagindo com os visitantes. Dentro do ônibus são expostos materiais como penas, ossos, sementes e conchas.

E para receber melhor os visitantes, o zoológico passou por melhorias no segundo semestre. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, foi realizado um mutirão envolvendo as secretarias de Meio Ambiente (SMMA) e de Infraestrutura (SMI), que contemplou a manutenção de cabeamentos e corredores de segurança da ala nos felinos, assim como a reforma dos telhados da mesma área e do setor de biologia.

“Temos projetos para 2019, inclusive esperamos receber mais animais vindos do Rio Zoo em fevereiro. O zoológico atrai gente de toda a região e estamos trabalhando dia a dia para oferecer um espaço cada vez melhor para os visitantes”, comentou Mauricio.

Atualmente, o Zoológico Municipal de Volta Redonda tem uma área de uso público que engloba o playground, 4 espaços para piquenique, cantina, sorveteria, bicicletas especiais, arca do saber, o lago e a área dos recintos dos animais. Ainda há os setores técnicos, que são a Biologia, Veterinária e cozinha.

O prefeito Samuca Silva lembra que o zoológico de Volta Redonda é o único público do interior do estado e também atrai visitantes de outras cidades. “Nesse período de verão, o zoológico recebe cerca de 10 mil pessoas por semana e o espaço conta com uma ótima estrutura para oferecer gratuitamente lazer, cultura e diversão para moradores e turistas. Com as atividades de verão, o zoológico é uma boa opção para quem vai curtir as férias na cidade, principalmente para as crianças”, comentou Samuca Silva.

Por Raphael Martiniano, com fotos de arquivo  / SecomVR