Ação faz parte do projeto de arborização da cidade

A Secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda realizou nesta quinta-feira, dia 10, um plantio de 40 mudas na Rodovia dos Metalúrgicos, onde está sendo construída uma rotatória e uma terceira pista. As plantas são de três espécies diferentes: Aroeira Salsa, Ipê Branco e Ipê Amarelo. A ação faz parte do projeto de arborização que prevê o plantio de 400 km de mudas até 2020. O secretário de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, destacou que mais de mil mudas já foram plantadas.

“Essas mudas que foram plantadas fazem parte do projeto da rotatória e da terceira pista que está sendo construída na rodovia. Foram retiradas algumas arvores anteriormente e como compensação plantamos mil mudas e outras mil mudas serão plantadas ao longo das próximas semanas, disse o secretário de Meio Ambiente, Maurício Ruiz.

Maurício Ruiz explica que a diferença é que agora os plantios são feitos no padrão internacional, no espaçamento e com as espécies corretas.  “Aqui no primeiro trecho da calçada estamos intercalando ipês de várias cores com aroeiras salsa que servem de alimento para as aves e que formarão uma cortina verde com diferentes alturas e cores. Vale destacar que a área brejosa do terreno será mantida preservada, pois cumpre importante função para a retenção de água no bairro e o lago do será transformado em parque público”, disse.

Para a moradora do bairro Jardim Belvedere, Regina Alves, a iniciativa é excelente. “Caminho todos os dias pela rodovia. E achei muito boa a ideia de replantar as arvores que tiveram que ser retiradas pela ampliação da pista. Acho essencial a prefeitura realizar ações que melhorem o clima na cidade”, disse.

O prefeito Samuca Silva, destacou a necessidade de tornar a cidade de Volta Redonda uma cidade verde. “A secretaria de Meio Ambiente apresentou um planejamento de toda a agenda verde do trabalho de ampliação da cobertura vegetal da cidade, cumprindo a meta da Organização Mundial da Saúde. O projeto envolve a criação de unidades de conservação, reflorestamento de nascentes e beiradas de rios, além de mais de 400 km de arborização urbana. Nosso compromisso é melhorar a qualidade de vida da população”, contou.

Por Maria Clara Sales, com foto Evandro Freitas – SecomVR