A prefeitura de Volta Redonda vai reforçar, em 2019, o foco na saúde. O objetivo, desta vez, é humanizar o atendimento. A informação foi dada pelo prefeito Samuca Silva. “Nossa prioridade é saúde e sempre foi. Aumentamos os recursos nessa área em 2017 e 2018. 2019 será o ano da saúde, qualidade no atendimento e diminuição da fila de espera que encontramos. Se 2017 e 2018 foram de alocação de recursos e estruturação, 2019 será da humanização”, disse ele.

Samuca se referiu aos diferentes momentos da saúde durante sua gestão: em 2017, depois de se inteirar da real situação das finanças da prefeitura, o governo conseguiu equacionar e renegociar débitos, abrindo caminho para a retomada de investimentos. Mesmo assim, já naquele ano, houve mais investimentos em saúde.

O aumento da despesa efetivada com a saúde em Volta Redonda foi de 12,6%, com o volume de verba passando de R$ 230,8 milhões em 2016 para R$ 259,8 milhões em 2017. Isso fez com que o anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), concluísse que Volta Redonda foi uma das três cidades que mais ampliaram seus investimentos em 2017, junto com Guarulhos (SP) e São João do Meriti (RJ).

No fim de 2017, a prefeitura já apresentava uma medida de impacto: a inauguração do Hospital do Idoso. No mesmo ano, a população ganhou a Clínica Odontológica Concentrada (COC) no Santa Cruz e a nova UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Padre Josimo. Durante 2018, houve a aquisição do Hospital Santa Margarida, a abertura da Clínica de Hemodiálise e da UBSF do bairro São Sebastião, além da inauguração da Unidade Descentralizada de Fisioterapia, no bairro Água Limpa. Com isso, a estrutura do setor foi reforçada.

"Para 2019, a meta é usar essa nova estrutura de maneira a acolher melhor as pessoas. Com pequenas mudanças de comportamento, o cidadão vai se sentir bem atendido", disse Samuca.

SecomVR