Demandas serão anexadas às demais propostas

O Plano Municipal para Infância e Adolescência(PMIA) de Volta Redonda, que vinha recebendo propostas de agosto de 2018 a janeiro de 2019, como sugestão de projeto de lei em Volta Redonda, teve outras 6.493 sugestões apresentadas pela internet. Todo esse conteúdo será posteriormente enviado para a Fundação Abrinq em São Paulo que fará análise técnica sobre as viabilidades.

A organização, sem fins lucrativos de direito privado, defende a proteção dos direitos das crianças e adolescentes e é responsável pelo programa Prefeito Amigo da Criança. “O Plano Municipal da Criança e Adolescente é uma conquista fundamental para Volta Redonda. Pela primeira vez estamos construindo uma política pública coletiva, direcionando onde vamos dar a atenção e enfrentamento aos maiores problemas das crianças e adolescentes. Vamos consolidar  um ambiente mais favorável para essas crianças e adolescentes alcançar o desenvolvimento pleno, físico e intelectual”, disse o prefeito Samuca Silva.

A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente,  Guaraciara  Lopes, também articuladora do PMIA, disse que a coordenação do Plano é exercida por um grupo de gestores das secretarias municipais, que terão de juntar todas as demandas, incluindo os formulários que foram distribuídos e preenchidos à mão para quem não teve acesso a internet.

A EPD, Empresa de Processamento de Dados da prefeitura, informou que houve um recorde de participação digital da população nunca antes conquistado. Estas serão distribuídas por bairros, faixas etárias, gêneros  e assuntos, como os objetivos a serem conquistados para apoiar crianças e adolescentes,”, frisou Guaraciara.

É preciso agradecer a todos que participaram do PMIA Digital com demandas, um número significativo que tem a ver com a modernização de fazer política pública. Vamos acrescentar essas mais de 6 mil demandas digitais no Plano da Infância e Adolescente de Volta Redonda que está sendo elaborado a muitas mãos.” Disse Enock, secretario de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão de Volta Redonda.

Mais de 10 secretarias fazem parte do grupo intersetorial com a atuação dos gestores públicos. Na fase de demandas, houve a participação de 25 instituições sociais que recebem recursos do município, através do Finad, participação dos alunos nos laboratórios de informática das escolas da FEVRE, contribuindo com propostas relacionadas a  educação, saúde, esporte, mobilidade urbana, meio ambiente, cultura, segurança, assistência social, direitos e proteção, entre outros assuntos.

Texto de Afonso Gonçalves, fotos de Evandro Freitas