Através de parceria com a Light, funcionários da concessionária de energia receberam treinamento sobre poda de árvores

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), promoveu nesta terça-feira, dia 22, a segunda etapa da capacitação para funcionários da Light que realizam poda de árvores no município. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, a parceria com a concessionária de energia elétrica é inédita no interior do estado e visa a qualificação do serviço.

“Resolvemos fazer um curso específico para demonstrar a melhor maneira de fazer a poda. Foram oito horas de atividade teórica e estamos agora com a atividade de campo com todos os funcionários”, explicou Maurício Ruiz.

A aula prática aconteceu na Rua Artur Luiz Corrêa, no bairro Barreira Cravo, e teve instruções sobre avaliação de manejo, corte correto, poda de formação, poda de limpeza, poda de redução, além de contar com o uso de caminhão com cesto telescópico (duplo), motosserras, equipamentos de proteção individual, facão, caminhão de apoio (entulhos).

“Após a atividade de campo, teremos um trabalho de monitoramento e inspeção. Estamos criando uma metodologia para acompanhar o crescimento dos vegetais, para poder fazer uma poda preventiva, de formação das árvores”, explicou o secretário de Meio Ambiente.

O prefeito Samuca Silva falou sobre a importância da parceria com a concessionária para melhorar cada vez mais os serviços prestados e, consequentemente, a qualidade de vida dos cidadãos de Volta Redonda.

“É uma ação inédita, histórica. E parcerias com a Light são importantes, gerando benefícios para a população, como a instalação de lâmpadas LED nas escolas municipais e o trabalho de eficiência energética no Hospital São João Batista. Estamos caminhando juntos. A gente quer fazer com que Volta Redonda se torne de fato uma cidade mais verde”, afirmou Samuca Silva.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Evandro Freitas - SecomVR