Equipamento fica em frente à Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado

O Painel da Transparência de Volta Redonda foi inaugurado oficialmente nesta terça-feira, dia 29, na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado. O equipamento é mais uma ferramenta de fiscalização para a população da cidade. O painel está em teste desde outubro de 2018 e agora vai mostrar todas as atividades da gestão e prestar contas. Além de ilustrar toda a arrecadação do município através de dados fornecidos pelas pastas da prefeitura.

De acordo com o secretário de Planejamento Transparência e Modernização da Gestão, Enock Azevedo, a gestão deve incentivar a transparência do município. “A transparência dentro da maquina pública inibe a corrupção. E a gestão está trabalhando e incentivando a política pensando nessa aproximação da população em tornar o controle social mais efetivo. É dever da prefeitura dar informações aos cidadãos. É dever de cidadania acompanhar e fiscalizar a execução de ações. E o painel de forma didática vai proporcionar esse acesso à informação”, disse.

A cidade de Volta Redonda, de acordo com uma recente análise realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), ficou em segundo lugar do estado, no ranking da Escola Brasil – Avaliação 360º, e entre as 80 cidades do país mais transparentes. Foram avaliados todos os estados, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes (com base nas estimativas de 2017, do IBGE). A avaliação contempla não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet).

O prefeito Samuca Silva, destacou a importância do painel para que o cidadão possa acompanhar e cobrar além de acompanhar o plano de governo. “Além dos dados e os serviços oferecidos pela prefeitura, o painel serve como um controle para que o cidadão saiba onde estamos investindo o dinheiro público. É muito importante estar inaugurando esse painel em praça pública e com a presença da população. Enquanto alguns burlam a lei de transparência, nós assumimos o compromisso de estar sempre prestando contas. Criamos uma área de controle exatamente para tornar a máquina pública mais transparente. Queremos assumir o primeiro lugar do estado como a cidade com mais transparência”, contou.

Para a moradora Helena Fernandes, o painel é uma ótima ideia para quem não sabe usar as plataformas digitais para cobrar da prefeitura. “Nem todas as pessoas estão dentro da tecnologia e esse painel é muito importante para as pessoas ficarem por dentro de todas as ações que a prefeitura está realizando e o quanto esta arrecadando e gastando”, enfatizou.

Por Maria Clara Sales com foto Evandro Freitas – SecomVR