Em tempo recorde de cinco dias, cerca de 110 mil carnês foram emitidos

A Prefeitura de Volta Redonda começou a entregar nesta segunda-feira, dia 04, os carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2019, nas casas dos contribuintes. Cerca de 110 mil carnês foram emitidos e entregues aos correios. Para aqueles que optarem em realizar o pagamento em cota única, até o dia 28 de fevereiro, o desconto é de 18%. Os contribuintes que também quitarem do imposto em cota única, mas com a opção de pagamento no dia 29 de março, o desconto é de 10%.

O contribuinte também pode optar pelo pagamento integral, sem desconto, dividido em seis vezes. O vencimento da primeira parcela também está marcado para 29 de março. As demais cotas vencem em 30 de abril, 31 de maio, 28 de junho, 31 de julho e 30 de agosto. Em caso de atraso no pagamento das parcelas, está previsto reajuste conforme a data em que o acerto seja efetuado.

Para o diretor da Empresa de Processamento de Dados (EPD), Matheus Moreira, a emissão desses carnês foram impressos em tempo recorde. “Em cinco dias conseguimos imprimir todos os carnês e hoje começamos a entregar para os Correios que farão a entrega aos contribuintes”, comentou.

Matheus destacou ainda que esse método de impressão realizado pela EPD contribui com uma economia de R$50 mil reais para os cofres do município. “Desde a sua existência a EPD sempre foi responsável pela impressão de carnês. Na região somos uma das poucas que realizam esse trabalho, aprimorando os conhecimentos e ganhando em expertise”, completou Matheus.

Para as pessoas que não receberem o carnê antes da primeira data para pagamento em cota única, a orientação é retirar a segunda via no saguão do Palácio 17 de Julho, sede da prefeitura, ou no Na Hora, no Retiro. O documento também pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://www.voltaredonda.rj.gov.br/smf/mod/iptu/ ou pelo acesso rápido IPTU e Taxas na página principal do PortalVR.

O secretário de Fazenda de Volta Redonda, Fabiano Vieira, alerta para a importância do contribuinte conferir os dados constantes em seu carnê. “Caso não concorde com alguma informação, deve comparecer aos guichês 8 e 9 na sede da prefeitura, no Aterrado, para apresentar a reclamação até o dia 29 de março para que seja feita a revisão”, avisou.

O prefeito do município, Samuca Silva, explica que o dinheiro arrecadado com o pagamento do IPTU é revertido em melhorias nos serviços para a população. “A receita conseguida com o imposto é utilizada na saúde, educação, segurança, infraestrutura e demais demandas da comunidade”, garantiu Samuca.

Por Renan Ferreira com fotos de Evandro Freitas - Secom/VR