Cerca de 1000 pessoas estiveram presentes na manhã deste sábado, dia 09.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva e o governador Wilson Witzel, na companhia de deputados, prefeitos, secretários estatuais e municipais, vereadores, atletas e da população, inauguraram a Arena Esportiva de Volta Redonda, com varias atividades de atletismo e outros esportes.

Houve um minuto de silêncio em respeito à morte dos jovens na tragédia no alojamento do Flamengo no Rio, entre eles, Arthur Vinicius. A Arena Esportiva é uma parceria dos governos Municipal e Estadual, que permitiu a criação de  um espaço com o objetivo de promover a qualidade de vida da população.

O principal foco é no esporte da cidade e da Região Sul Fluminense, além de abrir portas para atividades de alta performance. “O esporte sempre é um bom caminho para a promoção da saúde através da prevenção”, disse Maria Paula, secretária municipal de Esportes.

Durante toda a manhã, houve uma programação especial com desafios entre equipes de corrida, beisebol, futebol americano, rúgbi, apresentação de equipe de ginástica da Smel, aulão de luta, apresentação e aula de capoeira, atividades recreativas e oficinas de atletismo.

A Arena Esportiva ocupa uma área construída de 4.450 m2, com uma arquibancada parcialmente coberta com capacidade para 2,5 mil pessoas sentadas e uma pista oficial de 440 metros. A Arena também será a nova sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda.

O secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Bornier, comentou a importância do local. “É um momento muito especial para todos nós. Essa oportunidade de usar o esporte como potencial inclusivo e participação é fantástico. Nesses momentos a gente precisa se integrar, porque quem ganha é a população. Não irão faltar oportunidades para a gente se unir  e trazer grades eventos aqui para Volta Redonda”, disse Felipe.

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, a inauguração da Arena Esportiva de Volta Redonda representa, além de entregar à população mais uma obra que estava parada há anos, uma excelente ferramenta para a promoção do esporte não só da cidade, mas para todo o Estado.

“Esse é um local de esperança. Assim como o jovem Arthur estava no Rio de Janeiro buscando seu espaço para realizar um sonho, e foi vítima de uma tragédia, a Arena abre espaços para muitos outros jovens desenvolver seus sonhos aqui na cidade. Eu agradeço ao Governador e a toda a sua equipe que acreditam em um futuro melhor”, disse Samuca.

O Governador Wilson Witzel, lembrou que ainda há muito o que se fazer para recuperar a situação do Estado mas com a parceria com prefeitos como Samuca, essa recuperação será mais rápida. “Temos muito trabalho pela frente, mas já estamos vendo os frutos de quando as coisas começam a andar de forma correta e adequada. Os índices de criminalidade reduziram em 22 %. Esta é uma marca do nosso governo, colocar ordem na casa. Assim como o Samuca tem feito aqui em Volta Redonda e esse espaço destinado ao esporte também é um investimento na prevenção à criminalidade”, disse Wilson Witzel.

Após a cerimônia o prefeito Samuca Silva acompanhou o Governador à uma visita ao CIEP do bairro Açude, onde funcionará a primeira Escola Militar do Corpo e Bombeiros do estado. “Nós queremos marcar a nossa gestão do Estado do Rio dando oportunidades aos jovens estudarem e aqui nesse Ciep, isso será a realidade”, finalizou Wilson Witzel.

Por Ana Maria Mansur, com fotos de Gabriel Borges e Evandro Freitas - SecomVR