Diariamente serão feitas 800 ligações aos pacientes para chegar a 15 mil no final do mês

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, se reuniu nesta terça-feira, dia 12,  com funcionários de varias unidades e setores diferenciados da secretaria municipal de Saúde para ouvir perguntas e fazer esclarecimentos de como será feita a avaliação por desempenho de atendimento ao público de toda a secretaria. No dia seguinte ao atendimento dos pacientes, os usuários serão procurados por para dar uma nota de 0 a 10 para o atendimento que receberam.

Samuca explicou como será a avaliação. “Este processo de avaliação do desempenho está na Constituição Federal e faz parte do nosso plano de governo, que foi registrado em Cartório, em junho de 2016. Vamos fazer uma avaliação objetiva de todas as unidades de saúde, em todas as secretarias municipais até chegar ao secretário, começando agora pela Saúde. Queremos atingir 15 mil pessoas mensalmente, sendo que diariamente uma pessoa ligará para o paciente atendido por vocês, que fará uma avaliação de 0 a 10 ao atendimento recebido”.

O prefeito justificou que a medida vai gerar uma inquietação entre os funcionários da Saúde, mas necessária para que falhas sejam levantadas, identificadas e corrigidas, alcançando a melhoria no atendimento. “O cidadão não mente, ele vai avaliar se for bem atendido. Em cada ponta da hierarquia terá uma avaliação até chegar ao secretário. Da nota 7 para baixo, está fora do conceito de bom atendimento que deveria receber o cidadão”, comentou.

O secretário de Planejamento, Transpárência e Modernização de Gestão, Enock Azevedo, informou que está finalizando uma equipe de 10 pessoas que farão cerca de 800 ligações diárias, e que até o final de semana fará contados com todos os coordenadores de Saúde para ouvir as diferentes demandas entre as unidades. “O importante é chegar a um programa de satisfação dos cidadãos e melhorar a saúde no município”, disse.

Alfredo Peixoto, secretário de Saúde, comentou o objetivo da avaliação. “A minha equipe tem que atender melhor, com educação e respeito quem está na fila. Toda unidade de Saúde precisa ter um bom desempenho, acolher bem o paciente. Ele tem que sair feliz com este atendimento humanizado”.

Durante cerca de 1h15min, o prefeito Samuca Silva fez esclarecimentos de como serão avaliados os funcionários da Saúde, respondeu a várias perguntas dos funcionários, fez alguns desabafos e disse que continuará com as visitas surpresas nas unidades.

Eu adoro o serviço público. Mas serviço público é para quem gosta de atender e lidar bem com o público. O que me deixa mais amargurado é ver papel para lá, papel para cá e não resolver nada. Eu sofro com isto lá na ponta. Nós queremos aumentar a capacidade de planejamento com gestão pública”, afirmou. Samuca citou números de que o município investiu 37% do Orçamento na Saúde enquanto o índice constitucional exigido é de 15%.

Problemas com ar condicionado defeituoso, falta de médicos que não aparecem nas sextas-feiras para trabalhar, falta de copos, colchão, material para trabalhar, são demandas que ele deseja ver resolvidas rápidas, com planejamento nas unidades. Se não faltam recursos e esses problemas ocorrem, a burocracia e falta de planejamento são os fatores que precisamos avançar.

O prefeito quer zerar a fila de 2 mil  mamografias e realizar as 1.969  cirurgias de cataratas na espera. Ele disse que nas indicações políticas poderia preencher cerca de 30% de cargos comissionados, conforme a lei permite, o que daria em torno de 2.400 cargos. Mas que somente foram comissionados cerca de 600 pessoas e que estará encerrando os cargos de RPA até o mês de abril.

Funcionários que participaram da reunião elogiaram o diálogo com o prefeito Samuca. “Ótimo esta conferência, porque foi uma conexão entre o servidor, prefeito e a população para identificar os problemas e tentar melhorar a saúde. E isto já está acontecendo”, disse Mayara Pereira de Oliveira, do setor de licitação da SMS.

A psicóloga Andréa Miranda, do programa Saúde Mental, disse. “Muito boa esta integração porque leva a um comprometimento maior de toda a equipe, sendo que ele, o prefeito, esclareceu as dúvidas sobre esta avaliação do desempenho”.

Por Afonso Gonçalves, fotos de Gabriel Borges - SecomVR