Volta Redonda transfere moradores de áreas de risco

Famílias passaram a receber aluguel social e serão inseridas no programa ‘Minha Casa, Minha Vida”

Após avaliação da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, a Prefeitura de Volta Redonda, fez a transferência de moradores de áreas de risco, por meio de aluguel social. Nesta quarta-feira, dia 02, uma equipe de 12 funcionários do Furban (Fundo Comunitário de Volta Redonda) iniciou a demolição de seis casas que ocupavam o mesmo terreno da Rua São Lourenço, nº 1316, no bairro Santa Rita do Zarur.

De acordo com o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Leandro Rezende, os imóveis apresentaram problemas estruturais e elétricos durante a vistoria. “No Santa Rita do Zarur, as casas apresentavam alto risco de desabamento. Assim que as famílias desocuparam os imóveis, começamos a demolição e a recuperação do terreno para coibir ocupações irregulares”, explicou.

Ele acrescentou que o trabalho, feito em todo município, é realizado em parceria com o Furban e as Secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Ação Comunitária. “O Furban e a SMI fazem a limpeza da área desocupada, o Meio Ambiente recupera o terreno quando necessário e a Smac acompanha as famílias”, disse Leandro.

Leandro Rezende ainda relatou que “no caso do Santa Rita do Zarur, as seis famílias que moravam no local vivem hoje com ajuda do aluguel social e, posteriormente, serão inseridas no programa do governo federal ‘Minha Casa, Minha Vida’. Eles serão contemplados com apartamentos em condomínio em fase de construção no bairro São Sebastião”.

Na penúltima semana de dezembro de 2018, ação similar foi realizada no na Rua Miguel Fonseca Rego, no bairro Ponte Alta. O local estava ocupado irregularmente por cerca de 20 famílias e corria risco de desabamento. As casas foram retiradas e a recuperação do talude começou imediatamente por funcionários da Secretaria de Meio Ambiente. Os moradores também recebem o aluguel social e foram inseridos no programa ‘Minha Casa, Minha Vida”.

Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves