Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda esteve na cidade e reforçou compromisso para colaborar no projeto

O prefeito Samuca Silva, participou na manhã desta quinta-feira, dia 24, de uma reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão, na Usina Presidente Vargas da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), no bairro Nossa Senhora das Graças. O encontro teve a participação de secretários municipais e diretores da CSN. Entre os temas debatidos estava a geração de emprego, com destaque para Volta Redonda que, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), foi a cidade que mais gerou empregos no estado do Rio em 2018 (saldo de 2.295 postos criados).

E a geração de emprego continuou como tema do encontro, com foco na criação do Polo Metalmecânico em Volta Redonda. Samuca Silva destacou a importância do projeto e reforçou a parceria com o Governo do Estado para que o polo saia do papel.

“Mais um passo importante foi dado, apresentando ao novo secretário Lucas Tristão, o projeto do Polo Metalmecânico de Volta Redonda. Nós queremos trazer empresas, resgatar nossa cadeia produtiva do aço. Agradeço ao Lucas por receber a prefeitura, agradeço à CSN, e aproveito para dizer que Volta Redonda está à disposição do Governo do Estado nesse novo desafio de trazer empresas e melhorar a vida do nosso povo”, afirmou Samuca Silva, citando ainda os investimentos para que Volta Redonda cresça também na área de tecnologia.

“Temos empresas, educação, tecnologia, falta incentivo. Estamos retomando na Câmara Municipal um projeto de lei na área de tecnologia. Hoje estamos muito a mercê de São Paulo e acho que agora abre uma janela de oportunidades para o estado do Rio. Call Center, startups, é uma área infinita de tecnologia”, disse o prefeito.

O secretário Lucas Tristão elogiou as ações realizadas pela prefeitura e se mostrou otimista com o projeto do Polo Metalmecânico. “A prefeitura de Volta Redonda já tem desenvolvido um trabalho, ao qual fui apresentado hoje, com geração de emprego e renda, com a reformulação do seu próprio sistema tributário, de ISS, atraindo empresas do setor de call center. E assistimos a apresentação da CSN sobre a instalação do Polo Metalmecânico aqui no município. Certamente será outro grande indutor de negócios para a região do Médio Paraíba. Agradeço ao prefeito Samuca pela recepção e à sociedade do Médio Paraíba que sempre nos acolhe com carinho. O Palácio Guanabara está de portas abertas”, afirmou o secretário Lucas Tristão.

O diretor executivo Comercial da CSN, Luis Fernando Martinez, considerou a reunião extremamente positiva e afirmou que os projetos estão alinhados com as ideias do Governo do Estado. “O Governo do Rio agora vai dar uma segurança para as empresas investirem num ambiente de negócio propício de rentabilidade, crescimento. Outra coisa importante, que é o foco básico do nosso projeto, é o fomento tecnológico e desenvolvimento de novas empresas, com maior valor agregado. A nossa ideia é de, além de segurar as empresas que estão conosco aqui, atrair imediatamente atuais clientes da CSN. Dentre os módulos desse projeto, está o Polo Metalmecânico de Volta Redonda, onde pretendemos fazer uma união de várias empresas”, explicou Martinez.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, e o diretor-presidente do IPPU-VR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda), Marcio Lins.

Após a reunião, a equipe do Governo Municipal, que contou ainda com o assessor especial da prefeitura, Rafael Capobiango, e com o Ouvidor Geral do Município, Luiz Sergio Loques, participou de visita à instalações da usina.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Evandro Freitas. / SecomVR