Objetivo da ação, que vai até dia 30 de abril, é diminuir o tempo de espera por mamografia, ultrassonografia geral e raio X

O Mutirão de Exames de Imagem da Secretaria de Saúde de Volta Redonda completou dez dias na última segunda-feira, dia 11, ultrapassando a marca dos 700 exames oferecidos à população. O atendimento é feito no Centro de Imagem do Estádio Raulino de Oliveira, no bairro Jardim Paraíba, de segunda à sexta-feira, das 07h às 23h e aos sábados, das 7h às 19h. A previsão é encerrar o mutirão no dia 30 de abril, mas o prazo pode ser prorrogado.

O objetivo da ação é agilizar a oferta por mamografia, ultrassonografia geral e raio X, atendendo as demandas no menor tempo possível. Além disso, o mutirão também quer acelerar a entrega dos resultados desses exames. “Assim, os pacientes têm garantido o acesso e qualidade na assistência de forma ágil e integral”, afirmou a coordenadora da Divisão de Média Complexidade, Flávia da Rosa Lipke Ensenãt.

O secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, lembra que o Centro de Imagem passou por reforma estrutural para garantir mais conforto no atendimento e ainda recebeu manutenção, equipamentos e insumos. “Queremos chegar aos 24 mil exames realizados em três meses”, contou.

O agendamento é feito através do SISREG (Sistema de Regulação do Ministério de Saúde) com critérios de classificação de prioridades. O mutirão é voltado para pacientes, inseridos no sistema pela Atenção Básica do município e aguardam pelo agendamento.

TAXA DE ABSENTEÍSMO – A coordenadora de Média Complexidade alerta para a importância do comparecimento dos usuários para a realização dos exames marcados. “No caso dos exames de raio X, por exemplo, houve 45% de faltas na primeira semana de mutirão”, contou Flávia Lipke.

Ela pede que, assim que o paciente verificar que não poderá comparecer ao Centro de Imagem no dia em que o exame foi agendado, avise à unidade da Atenção Básica de sua referência. “Deste modo, a vaga será remanejada para outra pessoa”, explicou.

De acordo com o prefeito Samuca Silva, o Mutirão de Exames de Imagem é mais uma ação para fazer de 2019 o ano da saúde, conforme anunciado por ele. “A agilidade na realização e na entrega do resultado de exames de imagem são indispensáveis para a continuidade do atendimento e a solução para o problema de saúde”, acredita o prefeito, lembrando que outras ações como a inauguração de novas unidades da Atenção Básica no Padre Josimo, Água Limpa e, em breve, no São Sebastião, entre outras ações, também fazem parte dos investimentos na saúde de Volta Redonda.

Por Renata Borges com fotos de arquivo de Gabriel Borges – Secom/VR