Secretaria de Esporte e Lazer movimentou Volta Redonda em 2018

Programas para todas as idades atendem a população nos Núcleos de Esporte, Lazer e Fomento ao Exercício Físico espalhados pela cidade

 

Manter ativa a população de Volta Redonda é o principal objetivo da secretaria municipal de Esporte e Lazer (Smel). Para isso, pessoas de todas as idades contam com programas disponíveis nos 37 Núcleos de Esporte, Lazer e Fomento ao Exercício Físico espalhados pela cidade. Entre eles, estão o PID (Projeto de Iniciação Desportiva) e o CEM (Crescer em Movimento), que atende crianças e adolescentes de 06 a 17 anos e o MIM (Melhor Idade em Movimento) para maiores de 50 anos.

 

O objetivo do PID (Projeto de Iniciação Desportiva) é identificar e desenvolver jovens talentos esportivos de Volta Redonda em diferentes modalidades esportivas: futsal, basquetebol, taekwondo, tênis, rugby, futebol, natação, ginástica artística, ginástica de trampolim, entre outras. O projeto está em 33 Núcleos de Esporte, Lazer e Fomento ao Exercício Físico e quem quiser participar pode procurar o núcleo mais próximo de casa.

 

O CEM (Crescer em Movimento) proporciona às crianças e adolescentes desenvolvimento físico, motor, cognitivo, cultural e social por meio do esporte, respeitando o aspecto cognitivo de cada faixa etária. O projeto está em 15 núcleos espalhados por Volta Redonda e inclui esportes coletivos e individuais, ginásticas, danças, lutas e capoeira.

 

Já o programa Melhor Idade em Movimento reúne seis mil adultos, a partir dos 50 anos, e idosos para a prática regular de exercícios. As atividades visam contribuir para a manutenção e desenvolvimento de suas capacidades funcionais, estimulando a parte física, motora e intelectual. O objetivo final é melhorar a qualidade de vida.

 

A secretaria de Esporte e Lazer ainda oferece à população aulas de natação e hidroginástica no Parque Aquático Municipal, na Ilha Pequena. As escolinhas para todas as idades funcionam de terça à sexta-feira, das 7h às 19h, em horários alternados. Para participar, informações na secretaria do parque. 

 

Todos esses programas geram eventos que promovem integração e incentivam a prática do esporte por meio de competições e festivais. Neste ano, o Jevre (Jogos Estudantis de Volta Redonda), o Jomim (Jogos da Melhor Idade em Movimento) e o Jompede (Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência) reuniram mais de quatro mil participantes.   

 

A edição 2018 do Jevre reuniu 64 escolas, sendo 14 particulares, 16 estaduais e 34 municipais, e teve a participação de mais três mil alunos com idades entre 7 e 18 anos.  A competição teve 528 jogos realizados entre os dias 24 de agosto e 27 de setembro.  Os estudantes disputaram as seguintes 12 modalidades esportivas. E as novidades desse ano foram a inclusão de duas modalidades paralímpicas: atletismo e natação. Além do basquete 3X3 e a parceria com a Federação de Taekwondo na realização da competição.

 

De acordo com a secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Maria Paula Tavares, o Jevre é um importante evento de inclusão social para os jovens. “Foi o primeiro ano que envolvemos também o paradesporto. Afinal, a cada ano procuramos aperfeiçoar esse evento que é tão esperado pelos alunos”, afirmou Paulinha.

 

O inédito Jomim (Jogos da Melhor Idade em Movimento), realizado no final de novembro, reuniu mais de mil pessoas na disputa por medalhas em 12 modalidades. Os jogos foram realizados na Arena Multiuso (Ginásio da Ilha São João), no Estádio Raulino de Oliveira e no Parque Aquático Municipal. Os três primeiros colocados em todas as modalidades receberam premiação.

 

“O Jomim ilustrou o momento ímpar por que passa Volta Redonda. O prefeito está sendo incansável no apoio às políticas públicas voltadas para os idosos”, afirmou a secretária, lembrando que o ano foi encerrado com a primeira etapa da Viagem da Melhor Idade, que beneficiou cerca de mil idosos.

 

Entre os dias 03 e 13 de dezembro, mais de 700 participantes dos núcleos do programa Melhor Idade em Movimento viajaram para o Rio de Janeiro pela Viagem da Melhor Idade. O roteiro incluiu pontos turísticos da capital carioca. O grupo visitou o Cristo Redentor, o AquaRio Porto Maravilha, a área externa do Museu do Amanhã e o Boulevard Olímpico.

 

Idosos dos grupos de convivência da secretaria municipal de Ação Comunitária (Smac) e da Academia da Vida Oscar Cardoso da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) também fizeram a viagem, somando quase mil beneficiados. Para o início de 2019 está programada a segunda etapa da Viagem da Melhor Idade que vai levar os idosos para passar um dia em um hotel fazenda.

 

“Fiz questão de acompanhar o primeiro grupo na viagem ao Rio. Observei tudo de perto para identificar a necessidade de ajustes e garantir assistência durante todo o passeio”, disse Maria Paula, lembrando que os idosos foram acompanhados por guias, coordenadores dos grupos, enfermeiros e ainda foram recebidos nos pontos turísticos por Anfitriões da Riotur.

 

No segundo final de semana de dezembro foi realizada a primeira edição dos Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência. A competição reuniu 200 alunos/atletas de sete instituições. Escolas especializadas da rede municipal e instituições particulares que atendem pessoas com deficiência. As competições foram divididas entre o Ginásio Amaro Inácio (Retiro) e o Estádio Raulino de Oliveira. O Jompede teve jogos adaptados em 12 modalidades.

 

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, explicou que o Jompede ofereceu às pessoas que possuem algum tipo de deficiência, uma competição esportiva adequada às suas necessidades. “O 1º JOMPED tem um olhar especial para integração, socialização e melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência de Volta Redonda. As atividades visaram o estímulo ao desenvolvimento físico, cognitivo e a promoção da prática paradesportiva”, frisou a secretária.

 

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, o incentivo ao esporte é uma obrigação do poder público, pois através da prática esportiva a população ganha qualidade de vida. “Para a criança e o jovem, o esporte é a melhor opção para o tempo ocioso e para os adultos ajuda a manter as capacidades funcionais e intelectuais”, acredita o prefeito, ressaltando que as iniciativas da Smel para movimentar o município terão sempre o apoio de executivo. 

 

Por Renata Borges, com fotos de divulgação – Secom/VR
Pin It