Defesa Civil possui sistema de alerta de riscos por SMS

Usuários podem cadastrar até dois CEPs para receber mensagens de alagamentos e deslizamentos

A Defesa Civil de Volta Redonda possui um recurso muito importante para os moradores da cidade. É o serviço de alerta de riscos por mensagem de texto, no celular. O objetivo é que as pessoas recebam uma mensagem alertando sobre riscos de alagamentos ou deslizamentos, quando houver necessidade. Para isso as pessoas devem cadastrar o CEP via celular, sendo possível cadastrar até dois CEPs.

A partir daí, o usuário cadastrado passará a receber direto no celular, avisos sobre alagamentos, deslizamentos e outros desastres naturais nas áreas cadastradas. Para ter acesso ao serviço, basta responder para o número 40199 as mensagens de SMS enviadas pelas operadoras de telefonia móvel.

Pessoas que não receberem a mensagem também poderão se cadastrar. Basta enviar uma mensagem ao número 40199 com o CEP que o usuário deseja cadastrar.

Para o Coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda, Leandro Rezende, o serviço é gratuito e tem o objetivo de orientar a população, principalmente agora, com a chegada do período das chuvas de verão. “O sistema oferece às pessoas a chance de terem, diretamente em seus telefones, as condições e alertas para tomarem providências rápidas e evitar que sejam atingidas por desastres”, disse.

O serviço, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações e operadoras de telefonia móvel, atende moradores de diversos espaços. "Apoiamos essa tecnologia, pois é muito importante para reduzir também os riscos e impactos dos desastres naturais ocorridos. Nosso papel na prevenção fica ainda mais direto e ativo", destacou o prefeito Samuca Silva.

O cadastro tem início com a seguinte mensagem: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse".

Ao responder indicando o CEP, o celular do usuário passa a receber o alerta da Defesa Civil. A qualquer momento, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.

Por Renan Ferreira, com fotos de divulgação / SecomVR