“Picolés” de frutas e com sabor de carne são algumas medidas do Zoológico Municipal de Volta Redonda para amenizar o calor

O Verão começou no último dia 21 e por conta das altas temperaturas da estação, o Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) preparou uma alimentação especial para os animais. De acordo com o coordenador do Zoo-VR, Jadiel Teixeira, o objetivo é amenizar os efeitos do calor e manter a hidratação.

“A principal mudança vem com a apresentação da dieta. Nos dias mais quentes, para os mamíferos, o alimento vem como ‘picolés, congelados em blocos de gelo compostos por suco de frutas para os primatas, e no sabor de carne para os felinos”, explicou Jadiel Teixeira.

São 300 animais no plantel do zoológico e, neste período de forte calor, todo um trabalho é feito para manter as tocas frescas e os recintos com tanques de água sempre reabastecidos.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, “os mamíferos sentem mais com o aumento da temperatura. Já para os répteis, a mudança é bem-vinda. A onça pintada e o tigre são os animais que mais se refrescam nos tanques”, citou o secretário.

O prefeito Samuca Silva ressaltou que o Zoo-VR conta com biólogos e veterinários que, além da alimentação, também zelam pela saúde física e mental dos animais.

“Muitos animais que chegam ao zoológico sofreram maus tratos e no zoológico as equipes realizam um tratamento especial. A recuperação de muitas espécies e a disponibilidade de exposição dos animais em recintos bem cuidados é fruto do comprometimento das equipes que ali estão”, reforçou o prefeito.

Por Raphael Martiniano, com fotos de divulgação / SecomVR