a
 
 
PortalVR.com - Secretaria Municipal de Educação
 

13/12

Badminton na Colômbia

         Convocados pela Seleção Brasileira de Badminton para participarem, na Colômbia, do Campeonato Sul Americano, Lucas de Assis Monteiro Silva e Larissa de Assis Monteiro Silva conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze e orgulham mais ainda sua família e Volta Redonda.
         O Campeonato aconteceu no município colombiano de Sopó no período de 7 a 11 de dezembro de 2011. Na modalidade Simples Masculino Sub11, Lucas obteve prata. O bronze foi conquistado na modalidade Dupla Masculina sub11, com o atleta Pietro Salgado, do Centro Brasileiro de Badminton – São Paulo.
         A medalha de ouro é de Larissa. Campeã Sul Americana da modalidade Dupla Feminina Sub11, nossa atleta jogou com Tamires Santos, do Projeto Social Seareiros, de Campinas (SP).
         Foi a primeira vez que os irmãos e atletas da Seleção de Badminton da Escola Municipal Maria José Campos Costa participaram de um campeonato internacional.

 

 

24/11

Encerramento 4º JEMVRE

        No dia 03 de dezembro acontecerá o encerramento do 4º JEMVRE, Jogos das Escolas Municipais de Volta Redonda, às 8h30min, no Teatro do Colégio João XXIII.
        Este ano o evento será dividido em três partes, sendo a primeira com as apresentações das atividades complementares do Projeto Sábado na Escola: teatro, capoeira, dança, violão, Blocodeconcreto, grafite e desenho, homenageando a região Centro Oeste, com cerca de 100 alunos; na segunda parte haverá a premiação dos alunos por modalidade esportiva: Atletismo, Xadrez, Tênis de Mesa, Basquete, Handebol, Voleibol e Futsal, com cerca de 400 alunos; na terceira parte será conhecida a Escola Campeã geral dos jogos.

 

24/11

1º Encontro de Tambores

       No dia 26 de novembro será realizado o 1º Encontro de Tambores do Projeto Sábado na Escola, às 9h no memorial Zumbi. O evento tem como objetivo reunir os alunos que participam da atividade Blocodeconcreto – desenvolvida nas escolas: Dr. Jiulio Caruso, Pref. Juarez Antunes, Mato Grosso do Sul, Nilton Penna Botelho, Paulo VI e Wandir de Carvalho, com cerca de 90 alunos participantes. Além dos alunos do Projeto teremos as apresentações dos grupos “Mulequeira da fulia”, de Barra do Piraí, e “Meninos do Batuque”, do Colégio Estadual Toninho Marques. Contamos com a participação de DJs e Street Dance da região.

 

17/11

6ª Fejarte será no sábado (dia 19) no Memorial Getúlio Vargas

Trabalho apresenta à população o resultado dos projetos realizados durante o ano letivo

        A 6ª Fejarte (Feira de Arte da Educação de Jovens e Adultos) será realizada neste sábado (dia 19), durante todo o dia, no térreo do Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação para dar oportunidade para a população conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido nas unidades escolares do município.
        A EJA (Educação para Jovens e Adultos) favorece a melhoria da qualidade de vida no âmbito social, educacional e profissional de nossos jovens e adultos. O evento representa a culminância dos projetos realizados no decorrer do ano letivo, exemplificando o compromisso do poder público com a parcela populacional dessa modalidade de ensino.
 A feira busca valorizar os trabalhos realizados pelos educandos nas 18 unidades escolares que atendem a EJA. É, ainda, uma ação concreta para se promover a cidadania de aproximadamente 1.800 alunos do Ensino Fundamental, Proejafic (Qualificação Profissional em Soldagem) e do Programa Projovem (Qualificação Profissional: Arcos de Saúde e Telemática).
        “Vida Consciente”, “Saúde”, “A Mídia na Sociedade”, “Resgate de Valores”, “Trabalho”, “Meio Ambiente”, “Biodiversidade”, “Família” e “Cultura das Regiões Sul e Centro-Oeste”, são alguns dos temas desenvolvidos ao longo do ano letivo de 2011 e que estarão expostos nos stands montados no local do evento.
       A programação da FEJARTE 2011 contará com várias atrações musicais, teatrais, oficinas, declamação de poemas e shows de dança apresentados e executados pelos próprios alunos da EJA e coordenadas pelas equipes educacionais das escolas nas quais estão matriculados.
A 6ª edição da FEJARTE, organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda, acontecerá sábado, 19 de novembro, no Memorial Getúlio Vargas – Vila Santa Cecília.

RB/ACS
SME

 

17/11

Badminton

       Aconteceu, de 12 a 15 de novembro, o Campeonato Nacional de Badminton em Porto Alegre – RS. Participaram 14 equipes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Amapá, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
       A equipe de Volta Redonda teve excelente resultado, com 3  medalhas de ouro, 3 de prata e 11 de bronze.

Medalhistas:
 - Lucas Assis Monteiro: Campeão Nacional na categoria Simples Masculino Sub11 e 2º lugar (prata) na categoria Dupla Mista Sub11
 - Larissa Assis Monteiro: prata na categoria Dupla Mista Sub11 e na Categoria Simples Feminino Sub11.
- Julia Marques: Campeã Nacional na categoria Dupla Mista Sub13 e 3º lugar na categoria Dupla Mista Sub15.
- Maxwell Nery: Campeão Nacional da categoria Dupla Mista Sub13 e 3º lugar (bronze) nas categorias Simples Masculino Sub13 e Dupla Mista Sub15.
- Lucas Firmiano: bronze nas categorias Dupla Masculina Sub13 e Simples Masculino Sub13.
- Thiago Gomes: bronze na categoria Dupla Masculina Sub13.
- Milly Eduarda Augusto: bronze na categoria Dupla Feminina Sub13.
- Thais Eloi: bronze na categoria Dupla Feminina Sub13.
- Thamires Eloi: bronze na categoria Simples Feminino Sub11.
- Paulo Rosa: bronze na categoria Dupla Masculina Sub15.
- Emanoel dos Reis: bronze na categoria Dupla Masculina Sub15.
        Lucas Assis e Larissa Assis se preparam para o Campeonato Sul Americano na Colômbia, em dezembro, para o qual foram convocados pela Seleção Brasileira de Badminton. Vêm por aí mais conquistas.

 

09/11

CACS/FUNDEB

        Quarta feira, dia 09 de novembro, toma posse o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. A cerimônia será na sede da SME Volta Redonda.
        O CACS/FUNDEB foi instituído pelo Decreto nº 12.267, de 30/9/2011, publicado em 06/10/11 no Jornal Volta Redonda em Destaque.

 

09/11

Conselho de Alimentação Escolar

        Toma posse nesta quarta-feira (09/11) o Conselho de Alimentação Escolar. Nomeado pelo Decreto nº 12.257 - SMG, de 16 de setembro de 2011, o CAE será empossado na sede da Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda às 15 horas.

 

07/11

Escola faz Cultura

        Acontece no Teatro GACEMSS I, em dois turnos, a culminância do Projeto “A Escola Faz Cultura 2011”, com apresentações de escolas da Rede Municipal.
        Danças, músicas e jograis de muita qualidade mostram o resultado das pesquisas e dos estudos deste ano a respeito das Regiões Centro-Oeste e Sul. Alunos e professores têm a oportunidade de vivenciar diferentes saberes, transmitidos ao público participante, inclusive, através do vestuário típico dessas regiões.

 

04/11

Ballet Educação

        Nos dias 5 e 6 de novembro de 2011 – sábado e domingo – às 19 horas, no Teatro GACEMSS I, o Projeto Ballet Educação promoverá a 2ª NOITE DE GALA.
        Com coreografia das professoras do Projeto e inspirado no clássico de Vivaldi, o espetáculo “As quatro estações” será apresentado por 95 bailarinos – alunos das escolas municipais de Volta Redonda.

 

29/09

SAEVRE

      O SAEVRE – Sistema de Avaliação do Ensino de Volta Redonda – é uma avaliação de múltipla escolha nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática, proposta pela Secretaria Municipal de Educação aos alunos do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental.  
      A prova destaca-se das demais pelo seu objetivo: avaliar o sistema de ensino municipal para direcionar decisões administrativas e pedagógicas nas escolas. Os educadores, a partir dos resultados, podem reavaliar suas metodologias de ensino em busca da melhoria da aprendizagem dos alunos.
      O exame evidencia as competências que alunos das faixas etárias em questão devem dominar.  À semelhança da Prova Brasil, enquanto a prova de Matemática foca competências relacionadas a tratamento da informação, grandezas, medidas, espaço, forma, números e operações, a prova de Língua Portuguesa visa a avaliar o aluno no que diz respeito à capacidade de leitura, absorção, interpretação e crítica.
       O SAEVRE ocorrerá nos dias 04 e 06 de outubro de 2011 e será administrado pela equipe implementadora do Departamento Pedagógico da SME e pelos professores, equipe técnica e diretiva das escolas. Envolverá 3.335 alunos do 5º ano e 2.250 do 9º ano do Ensino Fundamental.
      Os estudantes 5º ano deverão resolver as 30 questões que compõem a prova em 2 horas; os alunos do 9º ano, 50 questões em 4 horas.

 

Fonte: SME

 

14/09

Badminton

Volta Redonda sediou nos dias 10 e 11 de setembro a 3ª etapa do Campeonato Estadual de Badminton. A equipe da E. M. Maria José Campos Costa foi premiada com 47 medalhas: 19 de ouro, 17 de prata e 11 de bronze.
Trinta atletas conseguiram a classificação em todas as categorias para a disputa do campeonato brasileiro, marcado para novembro, no Rio Grande do Sul. O campeonato brasileiro registra índices para a disputa das etapas do campeonato mundial.

Fonte: PMVR

 

13/09

Projeto Ballet Educação

Nos dias 17 e 18 de setembro de 2011,  às 19 horas, no Teatro Gacemss , o Projeto Ballet Educação apresentará o espetáculo A FLAUTA MÁGICA, numa versão adaptada da obra apresentada pelo NEW YORK CITY BALLET. O espetáculo , em 1 ato , é coreografado por Lev Ivanov, a partir da história de sua própria autoria, com composição musical do italiano Riccardo Drigo e contará mais uma vez com a participação de Sérgio Landim, bailarino do Theatro Municipal.
A ação ocorre em uma aldeia francesa no fim do século XVIII, quando agricultores comemoram a safra da maçã. Luke, um jovem camponês, e Lise, a filha do fazendeiro, se amam, mas os pais da menina se opõem à união.
Em meio a muitas tramas para separá-los, Luke ganha de um velho eremita uma flauta onde estão grafadas estas palavras: "Quando me tocares, todos serão obrigados a dançar e isso te trará boa sorte". O jovem toca uma melodia na flauta que atrai Lise e esta vem dançando até o seu lado. Ele explica as propriedades mágicas de seu presente e os dois dançam apaixonados, quando são surpreendidos pela mãe da moça.
 O casal vai enfrentar diversos contratempos, mas será salvo pelos poderes da flauta mágica. Na aldeia em festa, todos celebram a felicidade dos apaixonados de novo unidos.
Este ano as apresentações do PROJETO BALLET EDUCAÇÃO serão abertas ao público, que terá a oportunidade de ver o trabalho desenvolvido  com os bailarinos do PROJETO .

A FLAUTA MÁGICA
Dias 17 e 18/09/11 – sábado e domingo – 19 horas – Teatro GACEMSS 1
Entrada franca – classificação etária livre

 

06/09

Desfile Cívico – 07 de setembro

        A Secretaria Municipal de Educação, no dia em que se comemora a Independência do Brasil, desfila com aproximadamente 2.350 alunos. O tema deste ano é “EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: DIREITO DE TODOS”.
        A Rede Municipal mantém hoje uma estrutura pedagógica com 98 escolas e mais de 2.000 professores, o que assegura a qualidade do ensino oferecida a 37.212 alunos em todas as etapas da Educação Básica.

 

02/09

Inauguração C. M. E. I. Iracema Leite Nader

           Mais uma unidade escolar é entregue à comunidade pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação. O Bairro Roma II recebe hoje – 2 de setembro – o novo Centro Municipal de Educação Infantil Iracema Leite Nader, que aumenta sua capacidade de atendimento às crianças matriculadas no Maternal II, no Maternal III, no 1º e no 2º Períodos. Mais de cinquenta novas vagas serão oferecidas.
            A unidade escolar foi totalmente reconstruída e agora conta com 05 salas de aula, 02 amplos playgrounds com área coberta e descoberta, brinquedoteca, sala de leitura, secretaria, sala de direção e de SOE/SOP, sala de vídeo e banheiros com condições de acessibilidade.

O Centro Municipal de Educação Infantil Iracema Leite Nader está localizado na Rua 07 do Roma II, em Volta Redonda.
 

26/08

III Maratona de Software Livre de Volta Redonda

            Acontece em 26 e 27 de agosto de 2011, na UFF, a III Maratona de Software Livre de Volta Redonda, com o objetivo de promover a troca de experiências a partir da utilização do Software Livre, visando a sensibilizar os profissionais da educação a usar os aplicativos em suas atividades diárias.
            Palestrantes:

  • Doutor Tadeu Penna ((UFF) – Tema: O Cientista e a Universidade
  • Doutor Daniel Girardi (UFF) – Tema: Jovens cientistas e seus brinquedos robóticos
  • Mestre Bruno Moraes Lemos (Univ. Severino Sombra) – Tema: Siseuler – Software para apoio ao entendimento da relação de Euler
  • Doutor Rodrigo Pançardes (especialista em Direito Digital) – Tema: O Direito autoral na escola
 

25/08

Badminton

 

        Nos dias 20 e 21 de agosto, a equipe principal de Badminton da Escola Municipal Maria José Campos Costa participou da Etapa MIRATUS, do Circuito Estadual, em Jacarepaguá.
        Os 30 atletas subiram ao pódio e – com 41 medalhas, entre ouro, prata e bronze – conseguiram vagas para o Campeonato Nacional, que acontecerá em Porto Alegre (RS) no mês de novembro.
       A equipe vitoriosa receberá todos os atletas de Badminton do Estado do Rio de Janeiro em Volta Redonda nos dias 10 e 11 de setembro, quando ocorrerá a terceira etapa do Campeonato Estadual de Badminton, no Ginásio do bairro Santo Agostinho.

 

25/08

Inauguração do CENTRO MUNICIPAL INTEGRADO DE EDUCAÇÃO CORA CORALINA

 

       Com um investimento de R$1.117.234,10 (um milhão, cento e dezessete mil, duzentos e trinta e quatro reais e dez centavos), será inaugurado sexta-feira, 26 de agosto, às 9h30, o Centro Municipal Integrado de Educação Cora Coralina, que ampliou sua capacidade de atendimento de Creche e Maternal I, II e III. O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, convida a comunidade para a cerimônia de entrega da nova unidade escolar.
        Toda a área da escola foi reformada. Foram construídas 03 salas para creche. E ainda: sala de repouso e solário, auditório multimeios, brinquedoteca, cozinha, pátio coberto e descoberto, rampa de acesso à escola, banheiro com condições de acessibilidade.
        A unidade escolar também recebeu reforma geral de banheiros, secretaria, sala de direção, sala de aula, sala de Orientação Educacional e sala de Informática. 
         O C. M. I. E. Cora Coralina fica no bairro Belmonte: Rua Itajaí nº 85.

 

16/08

Seminário de Alfabetização

 

          A SME realizou dia 15 de agosto, no Teatro GACEMSS, o III Seminário de Alfabetização. “O uso do material didático no ensino da matemática” foi o tema, mediado pela professora Gisela Pinto, mestre em ensino da matemática pela UFRJ, formadora do Pró-Letramento no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
         Professores alfabetizadores (1º e 2º anos de escolaridade), diretores das unidades escolares, supervisores e orientadores educacionais participaram do encontro.
         A palestrante abordou a importância da compreensão do Sistema de Numeração Decimal, as ideias  ligadas a cada operação e os laboratórios de ensino de matemática.
         As escolas municipais Maria José Campos Costa e Jesus Menino exibiram uma filmagem de alunos trabalhando com diferentes materiais.

 

16/08

OBMEP 2010

 

           A Escola Municipal Professora Maria Rosa Rodrigues foi premiada pelo desempenho na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2010. Como prêmio, recebeu livros e vídeos para a composição de uma biblioteca básica de Matemática e Ciências e um kit de material esportivo.
            Ana Clara de Espírito Santo e Pedro Henrique Cardoso da Silva, medalha de ouro e medalha de prata da 6ª OBMEP, são alunos da escola, que também ganhou 7 menções honrosas pela significativa participação.
            Na última edição, o aluno Gabriel Carvalho Citeli, do Colégio Professora Themis de Almeida Vieira, foi o ganhador da 2ª medalha de ouro.
As provas da OBMEP 2011 serão aplicadas no dia 17 de agosto nas escolas inscritas.

 

15/08

SME realiza I Encontro de lideres estudantis

 



Objetivo é incentivar jovens a praticar o trabalho
em equipe e espirito de liderança.

       

           A sociedade atual carece de líderes que incentivem seus pares com responsabilidade e respeito. Essa necessidade vem ao encontro da proposta do I Encontro de Líderes Estudantis: capacitar e incentivar os jovens a exercer a liderança e atuarem como protagonistas em busca de uma sociedade melhor.
           O Encontro aconteceu no Colégio João XXIII, sábado (13/8), em menção ao Dia do Estudante, que se comemora em 11 de agosto.
           Fortalecer o projeto de liderança responsável nas escolas e incentivar o protagonismo juvenil foram os objetivos do evento. Alunos representantes de turma do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e as orientadoras educacionais que desenvolvem esse projeto formaram o público participante.
            O professor e terapeuta Edson Ribeiro dos Santos e sua equipe – por meio de atividades práticas e em grupos – dinamizaram a proposta.

 

10/08

Volta Redonda abre Chamada Escolar na Educação 2012

 



Inscrição para creche, pré escola, fundamental e EJA
será de 15 de agosto a 16 de setembro

        

         Todas as unidades escolares da Rede Municipal – creches, pré-escolas e escolas municipais do 1º ano ao 5º ano –, no período de 15 de agosto a 16 de setembro, realizam as inscrições para a Chamada Escolar do próximo ano. Isentas de qualquer taxa, as inscrições podem ser feitas pelo pai ou responsável legal pelo aluno.
         Nas Creches serão matriculadas crianças nascidas entre 01/4/2008 e 30/11/2011; na Pré-Escola, crianças nascidas entre 01/4/2006 e 31/3/2008; e no 1º Ano do Ensino Fundamental, crianças nascidas até 31/3/2006. O objetivo da SME é que todos os pais e responsáveis atendam à campanha da Chamada Escolar. 
         Estes são os critérios para a classificação final na Chamada Escolar 2012 para a creche: cidade (com os moradores de Volta Redonda tendo prioridade); idade (o filho mais velho tem prioridade); mãe trabalhando; renda familiar; número de dependentes. Para a Pré-Escola os critérios são: a cidade (tendo prioridade quem mora em Volta Redonda); idade (o mais velho tem prioridade); renda familiar e número de dependentes.       
         A inscrição na Chamada Escolar para a Educação Infantil não é garantia de vaga, porém, é através dessa inscrição que se torna possível medir a demanda de vagas escolares por bairros, regiões, além do número de creches. É, portanto, fundamental que os pais ou responsáveis pelas crianças atendam à Chamada. Os supervisores escolares da SME podem esclarecer quaisquer dúvidas sobre esse assunto.

  DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Original da Certidão de Nascimento do candidato, comprovante de renda, comprovante de residência e comprovante do local de trabalho.

EJA – Educação de Jovens e Adultos        
         A Chamada Escolar da EJA – Educação de Jovens e Adultos – para o Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, pode ser feita pelo aluno com idade superior a 18 anos ou pelo responsável legal (para alunos menores, com idade mínima de 15 anos). Não há taxa de inscrição. Documentos exigidos para a inscrição: original da Certidão de Nascimento do candidato ou carteira de identidade, comprovante de residência (é necessário ser morador de Volta Redonda), declaração ou comprovante de trabalho. Para se classificar, é necessário que o aluno trabalhe, ou que esteja afastado por algum tempo do processo educativo. 
         A abertura da Chamada Escolar 2012 se deu no auditório do Teatro Professor Jesus Moreira Maciel, do Colégio João XXIII, dia 11.

 

 

28/07

Volta Redonda nas Olimpíadas Escolares Nacionais de Badminton

        Nos dias 23 e 24 de julho de 2011, a equipe de iniciantes de Badminton da Escola Municipal Maria José Campos Costa participou da Etapa do Circuito Estadual de Badminton para iniciantes e obteve 09 medalhas. A etapa realizou-se na Vila Olímpica de Duque de Caxias (RJ), onde também aconteceu a seletiva de Badminton para as Olimpíadas Escolares Nacionais. Dois atletas do Colégio José Botelho de Athayde – FEVRE –, da equipe principal de Volta Redonda, foram classificados. Emanoel Batista dos Reis e Lucas de Sousa Firmiano Lopes Ribeiro representarão o Estado do Rio de Janeiro nas Olimpíadas Nacionais. Na ocasião eles receberam uma bolsa-atleta do governo estadual por um ano.
        O resultado é fruto de um trabalho em equipe, em que os professores, os instrutores, os atletas, a Secretaria Municipal de Educação e o Poder Público Municipal não medem esforços para que o esporte se desenvolva em Volta Redonda.

 

30/06

III Encontro de Orientadores Educacionais e CCEs

        A Secretaria Municipal de Educação realizará no dia 30/6, às 13h30, no Teatro Gacemss, o III Encontro de Orientadores Educacionais e Conselhos Comunitários Escolares.
       Esses encontros com os Diretores, Orientadores Educacionais e pais representantes do Conselho Comunitário Escolar têm como finalidade fortalecer a gestão democrática e a participação das famílias nas escolas, visando a um ensino público de qualidade.
        O tema será “O sentido do ato de educar – entre a tela e o pulsar da vida”. 
        Refletir sobre o sentido de educar como ato de humanização será o desafio do Professor Doutor Walter Pinheiro Barbosa Júnior, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e representante do MEC, palestrante responsável pela dinamização do III Encontro.
        O palestrante abordará a coisificação do ser humano e o risco que corremos com o mundo que ativamos. Um mundo virtual cujos efeitos desconhecemos , mas que de imediato apresenta-se como um mundo em que estamos conectados com todos e no entanto nunca estivemos tão abandonados em nós mesmos, tão sozinhos. Uma reflexão instigante e necessária.

 

29/06

Campeonato Nacional de Badminton

        A Equipe de Badminton da Escola Municipal Maria José Campos Costa participou –  nos dias 23, 24, 25 e 26 de junho – do Campeonato Nacional de Badminton no Rio de Janeiro/SESI Jacarepaguá,  levando 30 atletas nas categorias simples: sub 11, sub 13, sub 15, sub 17, sub 19 e principal. Atletas de todo o País também participaram.
        Nossa equipe trouxe o excelente  resultado na categoria sub 11: o atleta Lucas  de Assis  foi  o Campeão Nacional.
        A equipe se formou em agosto de 2008, quando o esporte foi incluído nas aulas de educação física da Escola . Nos anos de 2009 e 2010 os atletas alcançaram o 2º lugar no ranking estadual com 6 campeões estaduais. Atualmente há atletas iniciantes e uma equipe principal.
        Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e do prefeito Antonio Francisco Neto, esses atletas vêm se destacando nas competições.

 

27/06

I Encontro Intermunicipal dos Conselhos Escolares

        A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Educação, realizará no dia 01 de julho, sexta- feira, o I Encontro Intermunicipal dos Conselhos Escolares do Médio Paraíba, na Câmara dos Vereadores.
        Do evento, que acontecerá em dois turnos, participarão 220 conselheiros escolares deste município e 15 municípios vizinhos. Os dinamizadores são profissionais do MEC e da REMEC – Representação do MEC/RJ.
O objetivo fundamental do Encontro é subsidiar os atores na técnica da  Gestão Democrática das escolas e na Mobilização Social pela Educação, fortalecendo os conselhos escolares.
        Conselho Escolar é um órgão colegiado das unidades escolares, representado por professores, diretores, pais, funcionários e membros da Associação de Moradores onde a escola está localizada. Sua meta é a melhor qualidade de ensino. A troca de experiências desse colegiado, com olhares diferentes, em busca dos mesmos objetivos, dá a oportunidade de um melhor atendimento às crianças e aos adolescentes.
        O I Encontro Intermunicipal dos Conselhos Escolares visa ao fortalecimento dos Conselhos no contexto escolar.

 

21/06

6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2010

        A entrega da medalha de ouro para os alunos vencedores da 6ª OBMEP será hoje, dia 21 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Medalhistas de ouro de todo o Brasil foram convidados.
        A Rede Municipal de Ensino comemora essa conquista com Ana Clara do Espírito Santo de Oliveira – aluna da E. M. Professora Maria Rosa Rodrigues – e Gabriel Carvalho Citeli – aluno do Colégio Professora Themis de Almeida Vieira.
        A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.
        Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.

Alunos vencedores


- Ouro
ANA CLARA DO ESPIRITO SANTO DE OLIVEIRA - E.M. PROFESSORA MARIA ROSA RODRIGUES                 
GABRIEL CARVALHO CITELI  - COLÉGIO PROFESSORA THEMIS DE ALMEIDA VIEIRA

- Prata
FILIPE ESTEVES DE FREITAS  - E. M. TOCANTINS
PEDRO HENRIQUE CARDOSO DA SILVA  - E. M. PROFESSORA MARIA ROSA RODRIGUES

 

08/06

E. M. Professora Antonietta Motta Bastos

        A Escola Municipal Professora Antonietta Motta Bastos recebeu obras de reforma e ampliação. A unidade escolar atende 500 crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
        Nove salas de aula, biblioteca, sala de multimeios, sala de informática, banheiros com condições de acessibilidade, sala de professores, rampa de acesso, secretaria, pátio coberto, depósito para materiais de educação física e sala de direção são algumas das melhorias feitas na escola, cujo endereço é Rua 4 nº 197, bairro Conforto.       

 

08/06

VII Seminário Municipal de Educação Infantil

        No dia 17 de junho, às 07h30 e às 13h30, a Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda realizará, no Teatro Gacemss, o VII Seminário Municipal de Educação Infantil.
        Com o tema “Portfólio: uma proposta de avaliação na Educação Infantil”, a ser desenvolvido pela Professora Dra. Emília Cipriano, o objetivo do seminário é ressaltar a importância do registro do processo de aprendizagem dos alunos evidenciando as conquistas de cada um. O portfólio é considerado, no meio acadêmico, não só um procedimento de avaliação, mas o eixo organizador do trabalho pedagógico.
        Acreditamos que, mais uma vez, o município de Volta Redonda destaca-se no cenário educacional ao optar pela utilização desse significativo recurso pedagógico, pois abandona práticas consideradas autoritárias no processo de avaliação.
        A Professora Doutora Emília Cipriano é graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação.

 

07/06

Projeto Sábado na Escola

           Presente em 12 escolas, o Sábado na Escola é um projeto que promove atividades extracurriculares que permitem aos alunos da rede pública municipal a participação em várias modalidades desportivas e culturais. Essas atividades buscam o desenvolvimento da autonomia, da cooperação e da convivência social.
          Em 2011, capoeira, teatro, violão, dança, bloco de concreto, grafite, desenho e informática compõem o Projeto.
         Com o sucesso do Sábado na Escola, foi criado o JEMVRE – Jogos das Escolas Municipais de Volta Redonda –, que está na 4ª edição.

            Mais informações podem ser obtidas com as equipes diretivas das unidades escolares que atendem os anos finais do Ensino Fundamental.

 

24/05

IV JEMVRE – Jogos Estudantis de Volta Redonda

        No dia 28 de maio iniciam-se os Jogos Estudantis, dos quais participam as 12 escolas municipais do Ensino Fundamental/Anos Finais onde se desenvolvem as atividades do Projeto Sábado na Escola. Sete modalidades esportivas se dividem em sete sábados dos meses de maio a novembro: atletismo, tênis de mesa, xadrez, basquete, handebol, vôlei e futsal.
        Em sua 4ª edição, o JEMVRE passa a contar com equipes da FEVRE – Fundação Educacional de Volta Redonda.
        Toda a comunidade voltarredondense está convidada para a abertura do JEMVRE, com o Festival de Atletismo, no próximo sábado, 28, às 8 horas, no Recreio do Trabalhador.

 

11/05

Formação Continuada

              Capacitação para regentes de Educação Física
              Tema: A Educação Física como promoção de saúde
              Palestrante: Erik Imil Farani Viana
              Local: UBM – Cicuta

 

11/05

Formação Continuada

            3º Encontro de Docentes do Ensino Fundamental Anos Finais
            1º e 2º turnos
            Local: UBM – Cicuta

 

11/05

Formação Continuada

            I Fórum de Educação Ambiental
 Público alvo: Professores de Ciências, Geografia, História e participantes do NEQUAT/UFRJ

 

05/05

Formação Continuada

Palestra com NEI LOPES
Público alvo: Professores de História
1º e 2º turnos
Local: UBM

 

04/05

Formação Continuada

CULTUARTE – Oficinas artístico-pedagógicas
Público alvo: Professores da Educação de Jovens e Adultos, Professores dos
Anos Iniciais e dos Anos Finais do Ensino Fundamental
Local: E. M. Dr. Jiulio Caruso

 

Formação Continuada

Período de 25 de abril a 18 de maio: Estudos para reflexão da prática pedagógica em sala de aula.
Público alvo: professores de História e Geografia do 3º ano ao 5º ano

 

02/05

Reunião

Participantes: Supervisores e Orientadores Escolares que acompanham turmas de Educação Infantil
Assunto: Portfólio
Local: SME

 

Aniversário do ZOO Volta Redonda

            Em comemoração aos 30 anos do Zoológico Municipal, diversas atrações foram planejadas para dar oportunidade à população local de vivenciar atividades que possibilitam acesso às dependências e ao conhecimento dos objetivos e finalidades da Instituição. Alunos da Rede  garantiram sua participação.

 

Educação Ambiental

Foram enviados a todas as escolas que atendem os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental kits O Boticário de Educação Ambiental, contendo 01 CD e 01 DVD com sugestões de atividades.

 

Encerrou-se a 1ª etapa da Frequência Escolar do Bolsa Família 2011.

 

26/04

Oficina Geral  com orientações do Programa Estrada para a Cidadania 2011.

Público alvo: Professores do 5º ano e Supervisores e Orientadores Escolares.

 

25/04

Reunião para diretores das creches municipais.

 

15/04

Palestra com Maria Tereza Maldonado, mestre em Psicologia pela PUC – RJ.

Tema: Educação em Valores
Público alvo: Diretores, Supervisores e Orientadores Escolares, membros dos Conselhos Comunitários
Escolares, professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

Local: Teatro do Colégio João XXIII

 

29/03

Prefeito por um dia

       João Pedro Gomes, aluno da E. M. Paraíba, venceu o “Prefeito por um dia/2010” e foi recebido pelo Prefeito e pela Secretária de Educação em fevereiro. Realizado há 13 anos pela SME, o concurso de redação  teve como tema “Conhecer para Administrar”. Da comemoração, com bolo, sucos, cachorro quente, misto quente, entre outras guloseimas,  participaram os colegas do vencedor e as alunas Vitória Evangelista Fortini, da E.M. Fernando de Noronha, e Roberta Madeira Silva, da E.M. Professor Waldyr do Amaral Bedê, segunda e terceira colocadas.
        A partir desta edição, haverá prêmios para as três melhores redações. A participação das crianças é fundamental para o sucesso dessa ação, que mobiliza as escolas que atendem do 1º ao 5º ano. O principal objetivo do projeto é despertar o interesse dos alunos pela leitura.
Leia a redação do João Pedro:
 Sr. Prefeito

        Se por um dia eu tivesse a oportunidade de ser prefeito de Volta Redonda, eu trabalharia em favor das crianças, dos jovens, dos idosos e da população em geral, investindo principalmente na educação e saúde. Todos são importantes e merecem uma vida mais saudável.

        A nossa cidade sofre com a poluição do ar, fazendo com que haja muitos casos de doenças respiratórias, por isso daria uma atenção especial a esse problema, tomando medidas em parceria com a CSN.

 

        Já em relação ao grande número de veículos que circulam pela cidade, faria uma grande campanha de conscientização aos motoristas para que utilizassem menos os seus veículos.

        Sei que governar uma cidade como Volta Redonda não é uma tarefa fácil, e reconheço o desempenho do atual prefeito, que em outros mandatos já fez muito pela nossa cidade.

        Eu continuaria o trabalho conservando as praças, preservando os ginásios e a pista de skate, obras que aumentaram as opções de lazer. Outra coisa que considero muito importante é a atenção dada ao pessoal da Terceira Idade, as academias ao ar livre e as diversas atividades que os envolvem.

        Contamos com o seu desempenho e espero que minhas sugestões possam ajudar.

Um abraço,

João Pedro Gomes Coelho

 

17/03

Secretaria Municipal de Educação divulga nome de selecionados
para o projeto Ballet Educação

Aulas serão iniciadas no dia 4 de abril; projeto oferece, além de aulas
de ballet, francês e musicalização

        A Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou a relação dos 88 alunos da rede municipal de ensino aprovados para o projeto Ballet Educação, oferecido pela SME. O Projeto Ballet Educação foi criado em 2005 com alunos da rede municipal  de ensino. Os alunos, além de aprenderem as técnicas da dança clássica, estudam francês,  musicalização e dança contemporânea.
        As aulas terão início no dia 4 de abril, nos turnos matutino (8h) e vespertino (13h). As aulas são realizadas na Sala de Dança do Teatro Gacemss, na Vila Santa Cecília, ás 2ª, 4ª e 6ª feiras.

Confira abaixo a relação dos alunos selecionados:

TURNO MATUTINO
Início: 04 de abril de 2011
Dias das Aulas: 2ª, 4ª e 6ª feiras
Horário: 8h
Local: Sala de Dança – Teatro GACEMSS

NOME

UNIDADE EDUCACIONAL

1

Alexandra Queiroz de Oliveira

E.M. Paraíba

2

Alícia Nascimento Batista

E.M. Jayme de Souza Martins

3

Ana Carolina Lucio Souza

E.M. Damião Medeiros

4

Ana Clara de Souza Lima Generoso

E.M. Miguel Couto Filho

5

Ana Júlia de Lima Alves

E.M. Pará

6

Anna Barbara dos Santos Cruz

E.M. Miguel Couto Filho

7

Ariel Moreira Silva

E.M. Miguel Couto Filho

8

Beatriz de Oliveira Bustamante

E.M. Miguel Couto Filho

9

Bianca da Silva Fagundes

E.M. Sergipe

10

Bruna Victória Amorim da Silva

E.M. São Francisco de Assis

11

Camille Mendes Moura

E.M. Profª Antonietta Motta Bastos

12

Carolina Farias Corrêa Pimenta

E.M. Profª Antonietta Motta Bastos

13

Eduarda de Souza Fernandes Braga

E.M. João Paulo I

14

Fernanda Keller Diniz Ferreira

E.M. Lions Clube

15

Geovana da Silva Rodrigues

E.M. Profª Antonietta Motta Bastos

16

Giovanna de Mello Renna Rodrigues

E.M. Maestro Franklin de C. Júnior

17

Helena Aparecida Gonçalves Celestino

C.M.I.E. Carlos Sarkis

18

Jéssica Vieira da Silva

E.M. Lions Clube

19

Júlia Landres de Araújo

E.M. Sergipe

20

Júlia Pinheiro Abrantes

E.M. Sergipe

21

Júlia Rodrigues da Silva

E.M. Miguel Couto Filho

22

Kéren Rebeca de Souza Manoel

E.M. Paraíba

23

Laís Senne Machado

E.M. Profª Antonietta Motta Bastos

24

Larissa Dias Ramos

E.M. Prof. Paulo Freire

25

Lethicia Cristiny Souza da Silva

E.M. Mário Villani

26

Lia Mara da Cruz Silva Felício

E.M. Paulo VI

27

Lívian Helena da Silva Batista

E.M. Engº Sérgio Rocha

28

Ludmila Cunha da Silva

E.M. Miguel Couto Filho

29

Luiza Ester Veras de Souza

E.M. Mato Grosso do Sul

30

Maria Clara de Paula Carvalho Abreu Martins

E.M. Prof. Luiz Cantanhede

31

Maria Eduarda da Silva Pereira

C.M.I.E. Prof. Wladir de Souza Telles

32

Maria Eduarda da Silva Satana

E.M. Jesus Menino

33

Melissa Gonçalves de Assis

E.M. Pará

34

Mylena Cardoso dos Santos

E.M. Sergipe

35

Nayane Simão de Paula

E.M. Profª Antonietta Motta Bastos

36

Pâmela Thársia Mateus Fonseca

E.M. Profª Juracy Varanda

37

Samara Henrique de Freitas

E.m. João Paulo I

38

Vitória Cristina Pinto do Nascimento

E.M. Profª Antonietta Motta Bastos

39

Yasmin Fontes Guimarães

E.M. Sergipe

40

Yasmin Viana Nogueira

E.M. Antonietta Motta Bastos

VESPERTINO
Início: 04 de abril de 2011
Dias das Aulas: 2ª, 4ª e 6ª feiras
Horário: 13h
Local: Sala de Dança – Teatro GACEMSS

NOME

UNIDADE EDUCACIONAL

1

Amanda da Silva Melo

E.M. Goiás

2

Ana Beatriz dos Santos

E.M. Profª Antonietta Motta Bastos

3

Ana Carolina Santos Araújo

E.M. John Kennedy

4

Maria Clara Moura Bento Silva

E.M. Miguel Couto Filho

5

Ana Clara Oliveira Martins Pereira

E.M. Miguel Couto Filho

6

Anna Clara Santo Silva

E.M. Sergipe

7

Anna Gabriela Oliveira de Assis

E.M. Jesus Menino

8

Aylla Marcela de Oliveira Rocha

C.M.I.E. Prof. Wladir de Souza Telles

9

Bianca Ferreira Montes da Silva

E.M. Amaral Peixoto

10

Bianca Oliveira dos Santos

E.M. Ceará

11

Cintia Aparecida Fideles Borne

E.M. Goiás

12

Ellen dos Santos Chagas

E.M. Profª Antonietta Motta Bastos

13

Fernanda Gomes Amaro

E.M. São Francisco de Assis

14

Gabrielly Sousa Silva Teixeira

E.M. Pará

15

Isabel Vitória Rodrigues Pinheiro

E.M. Palmares

16

Ivis Cristina da Silva Vicente

E.M. Profª Juracy Varanda

17

Izabelle Izá Silva

E.M. Bahia

18

Júlia e Silva Guimarães

E.M. Maria José Campos Costa

19

Júlia Santos Araújo

E.M. John Kennedy

20

Júllia Alvarenga Santos

E.M. São Francisco de Assis

21

Jullia Maria da Silva Rosa

E.M. Ceará

22

Kathleen Novaes Muniz

E.M. Mato Grosso

23

Lara Barbosa da Cunha

E.M. Damião Medeiros

24

Laryssa Vitoria Rodrigues de Aguiar

E.M. Graciema Coura

25

Lorena Barbosa Lima

E.M. Getúlio Vargas

26

Luana Teixeira Caetano

E.M. Maria José Campos Costa

27

Maria Beatriz da gama Xavier Melo Moreira

C.M.I.E. Prof. Wladir de Souza Telles

28

Maria Clara Lima do Nascimento

E.M. Bahia

29

Maria Eduarda Chaves Medeiros

E.M. Bahia

30

Maria Luiza Silva Mota

E.M. José Fontes Torres

31

Maria Luiza Vieira Fernandes

E.M. Amaral Peixoto

32

Marina Lúcia de Oliveira da Silva

E.M. Mário Villani

33

Melyssa Vitor de Souza Horácio

E.M. Mário Villani

34

Millena Pereira Morais

E.M. Profª Antonietta Motta Bastos

35

Myllena de Almeida Santana

E.M. Prof. Lund Fernandes Villela

36

Otacílio Rodrigues de Melo Silva

E.M. Fernando de Noronha

37

Raíssa Januária Mário Pereira

E.M. Jayme de Souza Martins

38

Raquel Elise Cunha Coimbra

E.M. Waldyr Amaral Bedê

39

Raquel Menezes Santos Martins

E.M. Maria José Campos Costa

40

Rebeca Dias Viana

E.M. Miguel Couto Filho

41

Shouri Edaki

E.M. Bahia

42

Sofia Noceli Lopes

E.M. Sergipe

43

Stephany Ferreira Silva dos Santos

E.m. Mário Villani

44

Thafnes Botelho Epifanio

E.M. Miguel Couto Filho

45

Thaísa Sales de Souza

E.M. Profª Antonietta Motta Bastos

46

Thalles Augusto de Souza Oliveira

E.M. Profª Antonietta Motta Bastos

47

Victória Fernandes de Oliveira

E.M. Prof. Waldyr Amaral Bedê

48

Vivian Teixeira Silveira

C.M.I.E. Prof. Wladir de Souza Telles

 

17/03

C. M. E. I.  Amor Perfeito

        Inaugurado na manhã de 17 de março o Centro Municipal de Educação Infantil Amor Perfeito, no Bairro Vila Americana, que ampliou sua capacidade de atendimento de 31 para 110 crianças.  Presentes à cerimônia, o prefeito Antônio Francisco Neto, a secretária municipal de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, a diretora do Centro Municipal, Patrícia Coelho Lugão Gimenez, representantes da Associação de Moradores e outras autoridades.
         Toda a comunidade escolar comemora, dentre outras melhorias: três novas salas de aula, duas salas de estimulação, uma sala de multimeios, brinquedos para o parque, banheiro com condições de acessibilidade, depósito para materiais pedagógicos, pátios coberto e descoberto, banheiros infantis com sala de banho e um pomar.

 

04/03

Inaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil Barquinho de Papel

        Foi inaugurado dia 3 de março o C.M.E.I. Barquinho de Papel, que ampliou sua capacidade de atendimento de 35 para 105 crianças.  Presentes à cerimônia, no Bairro Siderlândia, o prefeito Antônio Francisco Neto e a secretária municipal de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, entre outras autoridades. A unidade ganhou quatro novas salas de aula, uma sala de estimulação, uma sala de história e vídeo, armários e pias em todas as salas, banheiro infantil masculino e feminino, sala de banho infantil, banheiro para pessoas com deficiência e para funcionários, salas para secretaria, direção, depósito de brinquedos, despensa, cozinha, refeitório, além de pátios coberto e descoberto (um com piso emborrachado – feito de pneus reciclados - e o outro com grama), e parque com brinquedos.

 

03/03

IPEA

        O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou informações sobre o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS), que tem como objetivo captar a opinião e a avaliação da população brasileira sobre políticas e serviços públicos em diversas áreas, dentre elas a educação.
        A pesquisa buscou captar a percepção atual da população com referência à educação pública de forma geral e a opinião sobre algumas ações públicas de educação, entendidas como importantes para uma educação de qualidade. São elas: os Conselhos Escolares, o Programa do Livro Didático e o Programa da Merenda Escolar. As três ações específicas são consideradas fundamentais para a garantia de permanência das crianças na escola, para a qualificação do aprendizado e para o apoio à gestão escolar.                                      

 

02/03

Convite para a comunidade

Inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Barquinho de Papel
Dia 04 de março às 9 horas
Av. Presidente Kennedy - Bairro Siderlândia

 

02/03

BADMINTON

        As participações da equipe de Badminton da Escola Maria José Campos Costa em competições do Circuito Estadual do Rio de Janeiro de Badminton iniciaram em março do ano passado. Em 6 etapas, os atletas obtiveram 150 medalhas e alcançaram o 2º lugar no ranking Estadual. E no Campeonato Nacional 3 atletas conseguiram se classificar para a Seleção Brasileira de Badminton, sendo uma titular e duas reservas.

Os 6 Campeões Estaduais no ano de 2010:

•   Diogo Fernandes - categoria principal masculina;
•   Andregêivisson Oliveira Viana - categoria sub 19 masculina;
•   Patrick Oliveira Borél - categoria sub 17 masculina;
•   Emanuel Batista dos Reis - categoria sub 13 masculina;
•   Sabrina Oliveira Linhares - categoria sub 13 feminina;
•   Lucas de Assis Monteiro Silva - categoria sub 11 masculina.

 

02/03

Notebooks   

        Os professores da Rede Municipal estão recebendo mais uma ferramenta para o aperfeiçoamento de seu trabalho diário nas unidades escolares. A entrega vem sendo realizada na sede da SME.
        São mais de 200 programas pedagógicos instalados nos computadores portáteis para facilitar a criação e o desenvolvimento das aulas das diversas disciplinas. E ainda: um acervo de materiais disponibilizados pelo MEC, aproximadamente 3.000 obras literárias de Domínio Público, ferramentas de autoria, desenvolvimento, jogos, simulações e edição de áudio e vídeo.

 

02/03

Concurso de Redação do SINDIPETRO

        A Escola Municipal Wandir de Carvalho - Bairro Siderlândia - comemora o fato de a aluna Alexsane Ketherim de Oliveira Santos ter obtido o 2º lugar do concurso de redação do SINDIPETRO (Sindicato dos Petroleiros) do Rio de Janeiro. O tema "O Petróleo tem que ser nosso" foi desenvolvido pelos alunos do Ensino Fundamental de todo o nosso estado.
        A premiação foi no dia 25 de fevereiro, no Rio.Alunos, professores e familiares acompanharam Alexsane nesse momento significativo para toda a Rede Municipal.

- Leia a redação

 

04/02

VI Encontro de Educação

        No dia 02 de fevereiro, cerca de 3.000 profissionais da educação municipal reuniram-se no Cine Nove de Abril, em dois turnos, no primeiro Encontro Pedagógico de 2011.
        O tema Projeto Político Pedagógico foi desenvolvido pelas Professoras Doutoras Ilma Passos Alencastro Veiga e Terezinha Azeredo Rios.

 

03/12

Volta às aulas

        Dia sete de fevereiro, segunda-feira, os alunos da rede municipal retornam às unidades escolares para o início do ano letivo 2011. Os professores se preparam desde o dia primeiro para recebê-los. Muitas atividades e projetos vêm por aí.

 

a