Volta Redonda ganhará Centro Municipal de Artes Marciais

Lançamento do projeto acontecerá na próxima sexta-feira, mesmo dia em que a cidade sediará evento de MMA

O prefeito Samuca Silva vai lançar na próxima sexta-feira, dia 28, o projeto do Centro Municipal de Artes Marciais (Cemam). O espaço ficará no Ginásio Poliesportivo Amaro Inácio, no Retiro e terá dentre seus objetivos, proporcionar a democratização da prática corporal das artes marciais e lutas, numa perspectiva de transformação social, contribuindo com a formação da cidadania, inclusão social, melhoria da qualidade de vida dos participantes, além de detectar talentos, nos âmbitos olímpico e não olímpico, transformando Volta Redonda numa referência nas modalidades de Artes Marciais/Lutas.

“Esse centro será muito importante para a formação de cidadãos melhores. Ele vai colaborar, por exemplo, para ocupar o tempo ocioso de muitos jovens, principalmente aqueles que moram em regiões de vulnerabilidade social. É o esporte como ferramenta social”, comentou Samuca Silva, que realizará o lançamento acompanhado de um lutador de MMA (Mixed Martial Arts) de renome no cenário nacional, e de André Pederneiras, que é presidente do Shooto (um dos mais tradicionais eventos de MMA no mundo) nas Américas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), o projeto atenderá crianças a partir de 6 anos, adolescentes , jovens, adultos e idosos que desejam aprender artes marciais nas modalidades de defesa pessoal e combate. O Departamento de Esporte da Smel vem trabalhando para, dentro de um mês, iniciar as atividades do Cemam.

“O Centro Municipal de Artes Marciais contará com um espaço formado por duas áreas de lutas, onde será desenvolvido todo o trabalho de treinamento para grappling (luta corpo a corpo), como Jiu-Jitsu, Judô, Sambô, Grego Romana e Estilo Livre. A outra parte será voltada para o trabalho de treinamento para Full Contact, como Capoeira, Taekwondo, Kickboxing, Boxe, entre outros”, explicou Rafael Castilho, que é professor da Smel e um dos responsáveis pelo projeto.

A secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, ressaltou que a Smel já vem desenvolvendo atividades como capoeira, Taekwondo, entre outras, além de apoiar a realização de eventos no viés das artes marciais.

“Estudos e o cenário nacional comprovam os benefícios para a saúde física e mental com a prática de artes marciais e de lutas, além de ser, também, importante instrumento de inclusão social e de diminuição dos riscos sociais”, explicou a secretária.

Cidade vai receber maior evento de MMA do Brasil

O lançamento do Centro Municipal de Artes Marciais acontecerá em paralelo a um dos maiores eventos de MMA do País, o Shooto Brasil, que será realizado arena multiuso na Ilha São João. O evento terá 28 competidores e promete atrair os amantes de artes marciais como o estudante de Enfermagem, Joaquim Soares Junior, de 31 anos, que mora em Barra Mansa e também sonha em participar da competição.

“Eu curto MMA desde 1998 e sou muito fã do Wanderlei Silva, mais conhecido como ‘cachorro louco’. Ele já está aposentado, mas era o melhor da época. Vou ao evento e ver se conheço alguém, tem bastante amigo meu de Angra dos Reis que compete MMA. Quero ver se daqui a uns dois anos eu consigo também”, explicou Joaquim, que pratica artes marciais desde os 5 anos.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, afirmou que, com a orientação do prefeito Samuca Silva, o objetivo é buscar cada vez mais opções esportivas, grandes eventos para a cidade, incentivando a iniciativa privada.

“É a iniciativa privada vindo para Volta Redonda, trazendo o maior evento desse segmento na América Latina, que é o Shooto Brasil. Isso é muito importante para a cidade. Atrai turismo e, ao mesmo tempo, incentiva essa movimentação esportiva de grandes eventos”.

O público poderá conferir 14 lutas, sendo 3 do card preliminar, além de disputas de cinturão. De acordo com a organização do evento, estarão no octógono, lutadores da região, como os voltarredondenses Walber dos Anjos “Timóteo” e Murilo Filho.

O prefeito Samuca Silva ressaltou a importância de a cidade receber eventos como esse. “É um evento esportivo com muitos fãs, de grandes proporções, e estamos dando total apoio para que os moradores e visitantes da nossa cidade possam aproveitar com total segurança e conforto”.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.shooto.com.br.

Por Raphael Martiniano