Prefeitura de Volta Redonda conversa com feirantes

Cerca de 100 pessoas estiveram na reunião que aconteceu no Palácio 17 de Julho

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda realizou nesta quinta-feira, dia 30, uma reunião com cerca de 100 feirantes no auditório do Palácio 17 de Julho, no bairro Aterrado. O objetivo da ação, que envolveu também a Secretaria de Fazenda, foi ouvir as necessidades dos feirantes e apresentar propostas para a melhoria da Feira Livre da cidade.

O prefeito Samuca Silva destacou a importância de dialogar com os feirantes e principalmente afastou os boatos sobre a diminuição da feira. “Nosso objetivo com este encontro é ouvir e dialogar sobre as melhorias que serão realizadas na Feira Livre. Quero afastar também os boatos de que vamos diminuir a feira. Estamos buscando investimento e queremos alinhas essas ações”, disse.

Um dos assuntos da pauta foi o Decreto nº 14.440 de julho de 2017, que cria o Conselho Municipal de Feiras Livres, prevendo a participação de representantes do poder público, associação de moradores dos bairros onde as feiras acontecem e representantes dos feirantes.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Economico e Turismo, Joselito Magalhães, foi criado para cumprir a legislação municipal e aproximar o poder público dos feirantes. “Convocamos os feirantes para tratar assuntos referentes ao funcionamento da Feira Livre e para realizar um levantamento das demandas deles e tratar de outras atividades. O Conselho Municipal de Feiras Livres, onde os feirantes terão representante e suplente foi criado para que nos mostre as necessidades e que haja diálogo entre poder público, associação de moradores e os feirantes, propondo soluções para os problemas detectados e que se faça as mudanças necessárias”, contou.

Para Maria Aparecida Teixeira, que foi representando sua irmã que tem uma barraca na feira há mais de dez anos a reunião é de grande importância. “Minha irmã está doente e ela pediu para que eu pudesse representar. Essas reuniões são de grande importância para os feirantes, pois conseguimos conversar e tratar de assuntos relevantes para todos. Tem que se chegar a um consenso que seja bom tanto para a prefeitura quanto para os feirantes”, contou.

O prefeito Samuca finalizou enfatizando o respeito que tem pela Feira. “Reitero a importância da feira que é patrimônio de nossa cidade é um  grande potencial turístico”.

Por Maria Clara Sales, com fotos de Geraldo Gonçalves