Defesa Civil de Volta Redonda faz a capacitação com escoteiros do município

Eles aprenderam onde estão localizados e como acionar os órgãos públicos  em casos de riscos de acidentes

A Defesa Civil de Volta Redonda começou esta semana a capacitação do 14º Grupo de Escoteiros Combatentes Eternos, formado há cerca de 4 anos na cidade e que já conta com cerca de 150 integrantes. Mediante palestras, explicações técnicas, visita às instalações na sede do órgão, os escoteiros assistiram a três palestras nesta quinta-feira, dia 2, feitas pela equipe da DC. No próximo sábado, dia 4, haverá o treinamento prático e a certificação dos escoteiros na Ilha São João.

A capacitação está sendo feita pelos sub coordenadores da Defesa Civil, sargentos do Corpo de Bombeiros Walber Vital Toledo e Leandro Cesar Rezende Chaves, e o agente Leonardo Pereira da Silva. O coordenador da Defesa Civil, Rafael Champion, destacou o trabalho da equipe: “É importante porque o grupo de escoteiros é composto por pessoas que moram em vários bairros da cidade, assim eles recebem um conhecimento de como agir, para ajudar o próximo, nas situações de riscos, e até nas prevenções, multiplicando informações em cada comunidade onde residem”, comentou.

O prefeito Samuca Silva, falou sobre as vantagens de repassar conhecimentos a este grupo de escoteiros, que tem como promessa o de estar sempre alerta para ajudar as pessoas em situações difíceis, como um ato de cidadania: “A Defesa Civil tem capacitado núcleos comunitários para que os esforços aumentem na prevenção de acidentes naturais. O escoteiro passa a ter um conhecimento que o fará agir mais rápido e com maior eficiência como colaborador no dia a dia da cidade. Ele terá recursos para agir também na prevenção, comunicando o fato de riscos de acidentes às autoridades, ajudando a preservar vidas, com a pronta resposta da Defesa Civil”, frisou o prefeito.

Os escoteiros foram informados como age a Defesa Civil, como acioná-la nos acidentes naturais, identificando locais que apresentem riscos de deslizamento de terra, alagamentos, orientar o público para não descartar lixo irregularmente. Conhecer os locais e contatos dos órgãos públicos de apoio como Policias Civil e Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, entre outros.

O sub coordenador, Leandro Rezende, lembrou ao grupo que a Defesa Civil se apóia em 5 pilares nas suas ações, que são a proteção, a prevenção, a preparação, a pronta resposta e a reconstrução, quando o fato ocorreu e as pessoas precisam desta assistência imediatamente.

O presidente do Grupo Combatentes Eternos agradeceu a parceria na formação dos escoteiros: “O escoteiro tem de cumprir todas as 10 promessas no seu juramento. E  tem como missão principal, ajudar ao próximo, a realização de fazer diariamente uma boa ação, ser leal. Assim o grupo terá mais autonomia, melhor conhecimento para agir com segurança em diversas atividades nas comunidades”, comparou.

Por Afonso Gonçalves, com fotos de Geraldo Gonçalves