SAAE VR aproveita parada programada na ETA para ampliar manutenção na rede de água de Volta Redonda

Cinco importantes interligações também foram realizadas neste domingo.

A direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (SAAE VR) parou neste domingo, 5, das 8h às 17h00, a principal Estação de Tratamento de Água( ETA-Belmonte). A operação programara, serviu para realizar a manutenção corretiva anual, que garante e amplia a qualidade da água servida à população da cidade.

O diretor executivo do órgão, José Geraldo Santos, o Zéca, explicou  o trabalho realizado.

“Fizemos a manutenção das duas subestações elétricas, limpeza das calhas para tirar o barro e o lodo nas laterais, raspagem das paredes,  limpeza do reservatório de contato que há mais de 10 anos não passava por este processo, acumulando areia e cal dentro dele. Trocamos também a válvula do expurgo do floculador 3, que estava apresentando vazamento e perda de água tratada”, explicou.

Aproveitando a paralisação, o Serviço Autônomo fez a interligação de cinco pontos no sistema de distribuição que vai levar água direto para o bairro Três Poços. Obra que recebeu mais de 4 km com a nova rede, tornando este abastecimento independente do bairro Água Limpa. 

Cerca de 50 homens trabalharam nos serviços de manutenção de toda a Estação, de onde foi retirado grande quantidade de algas e barro dos tanques.

Nas subestações elétricas foi reposto o combustível dos transformadores, revisão dos contatos elétricos para evitar aquecimento acima do normal e causar paradas imprevistas durante o funcionamento. Principalmente no verão, quando o consumo e a produção são maiores.

Zeca disse ainda que oportunidade de já realizar trabalhos fundamentais na tubulação que vai deixar Três Poços recebendo o abastecimento direto, sem dividir o tempo com o bairro Água Limpa, evitará transtornos futuros.

“A obra já está na sua fase final para entrega aos moradores de Três Poços, que terão uma melhoria  bem significativa no abastecimento, ganhando autonomia e independência neste processo. Mas o SAAE precisava fazer essa interligação da ETA com o bairro em cinco pontos. Isto somente poderia ser feito com a Estação parada, sem correr água na tubulação. Hoje mesmo o serviço foi executado e concluído”, comemorou Zéca.

SECOM VR

Pin It