Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos recebe representantes do Governo do Estado

O tema principal do encontro em Volta Redonda foram as comemorações pelos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (Smidh) de Volta Redonda, Dayse Penna, recebeu na tarde desta segunda-feira, dia 06, dois representantes do Governo do Estado. Estiveram no município a subsecretária de Estado de Direitos Humanos, Aline Inglez; e o superintendente de Políticas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros), Ernane Alexandre Pereira.

O foco principal do encontro foi a apresentação das idéias da secretaria municipal para as comemorações pelos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), que delineia os direitos humanos básicos, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1948.

De acordo com a secretária, Dayse Penna, o objetivo desse encontro era conquistar a parceria do Governo do Estado nas comemorações pela data. “Nossa ideia é que, até dezembro, todas as secretarias municipais desenvolvam ações que mereçam o selo dos Direitos Humanos. A Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Ação Comunitária e outras pastas devem trabalhar a divulgação dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos em suas atividades”, explicou Dayse.

Ela acrescentou que entre as ideias para lembrar os 70 anos da DUDH estão uma exposição itinerante de fotografias com os principais artigos da Declaração dos Direitos Humanos; uma campanha de divulgação nas mídias digitais; e a criação de uma HQ (História em Quadrinhos) com o tema direitos humanos.

“O lançamento dos quadrinhos seria no dia 10 de dezembro para fechar as comemorações. E a criação da história ficaria a cargo dos alunos das escolas municipais. A Educação ficaria responsável por tratar o tema com os estudantes e incentivar a produção dos quadrinhos. Uma seleção dos melhores formaria a revistinha”, conta a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda.

A subsecretária de Estado de Direitos Humanos, Aline Inglez, aprovou as iniciativas do município para a comemoração dos 70 anos da DUDH e deu algumas sugestões. “Temos uma exposição de fotografias pronta que retrata mulheres refugiadas que acho que se encaixa no projeto de vocês”, disse a subsecretária.

Ela ainda colocou à disposição do município profissionais especializados no tema Direitos Humanos para ministrar palestras para ajudar professores da rede e outros profissionais a se familiarizar com o assunto e sensibilizar os alunos a participarem das comemorações.

Porém, entre os temas abordados também estava troca de experiências e a apresentação das ações para a comunidade LGBT em Volta Redonda como o funcionamento do Centro de Cidadania LGBT da Smidh e a realização dos Encontros de Famílias, que funcionam como um grupo de apoio.

Por Renata Borges com fotos de Gabriel Borges