Medalhista de ouro de Volta Redonda participa de Congresso Internacional de Matemáticos  

 

Premiação da OBMP acontece na cidade do Rio de Janeiro  

 

O medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Mateus Regasi Gomes Martins, de 13 anos, participou na última semana do Congresso Internacional de Matemáticos. O evento foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, onde mais de 600 alunos das escolas públicas do Brasil foram premiados. O aluno já está na segunda fase da 14º edição da OBMEP acertando 17 questões de 20, na primeira fase da competição.  

 

De acordo com Mateus, participar da abertura do congresso foi muito especial. “Conheci pessoas de diversos lugares do Brasil. E foi uma ótima oportunidade para conhecer também o congresso de matemática. A premiação também foi um evento legal. Acho que após essas conquistas eu consigo incentivar também meus amigos de sala”, disse. 

 

Segundo Waldyr Bedê, presidente da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), a conquista do aluno do Colégio João XXIII é muito importante para as práticas pedagógicas.  “A turma do Mateus não teve nenhum aluno de recuperação e eles são o destaque da escola. Essa conquista mostra as novas orientações para o estudo e aprendizagem. Promovendo uma prática pedagógica aberta e dinâmica. Preocupada em questões de cidadania também. Existe uma grande preocupação das instituições para sempre melhorar a formação do aluno, principalmente nos projetos desenvolvidos pela FEVRE”, disse. 

 

Após a conquista da medalha de prata no ano de 2016, Mateus, ganhou uma bolsa através do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), além de realizar um Projeto de Iniciação Científica. Para Roberta Regasi, mãe do aluno Mateus, após a conquista dessa medalha de ouro ele ficou mais motivado ainda com os estudos.  

“Essa conquista é de todos os envolvidos tanto a família, quanto a escola e os professores. Após essa premiação o Mateus despertou mais ainda a vontade de estudar, ele sempre foi uma criança tímida e muito carinhosa. Ele está com mais desejo pelo estudo, espero que ele consiga seguir seu caminho. E que outras crianças possam se sentir motivadas por ele, e que principalmente se invista mais na educação em nosso país”, contou. 

 

O prefeito Samuca Silva, destacou o exemplo do aluno Mateus para a educação da cidade. “O exemplo que o Mateus vai deixar é muito importante. Outros alunos e colegas de sala vão se inspirar nele e nessas conquistas. Nós temos um comprometimento muito grande com a educação em nossa cidade. Sabemos que o caminho é a cidadania e a educação”, disse.  

 

Por Maria Clara Sales com foto Geraldo Gonçalves 

Pin It