Semana da Juventude começa em Volta Redonda  

Primeira atividade aconteceu no Colégio João XXIII no bairro Retiro 

 

A Semana da Juventude em Volta Redonda começou nesta segunda-feira, dia 06, a primeira atividade aconteceu no Colégio João XXIII. O projeto ‘Escola tem Cultura’ vai ser realizado durante toda semana na unidade escolar pela secretaria de Cultura, em parceria com a Coordenadoria da Juventude. Apresentações culturais de dança, música, artes visuais, entre outras linguagens serão realizadas no recreio. Algumas oficinas que unem educação e cultura também acontecem dentro de sala de aula.  

 

De acordo com o coordenador da Juventude (Coordjuv), Lucino Campos, a cidade vive um momento de transformação.  “Todas as ações do poder público se converteram em ações transversais e multidisciplinares para uma construção coletiva. Toda a administração pública municipal, através das secretarias municipais, coordenadorias e autarquias se juntaram na elaboração de um cronograma recheado de atividades, palestras e oficinas”, contou o coordenador.

 

“Seguimos avançando, com um calendário que promova atividades que visam a formação educacional, profissional e social dos jovens da nossa cidade, em capacitação coletivas e individuais em uma semana que ofertará cultura, esporte e capacitações sobre o mercado de trabalho afirmando mais uma vez que a juventude, em nosso governo é prioridade absoluta de todas as pastas”, complementou Luciano. O projeto ‘Escola tem Cultura’, vai atender mais de 900 alunos no Colégio João XXIII durante a semana. 

 

O prefeito Samuca silva, destacou a importância da semana com atividades dedicada à juventude.  “Essa semana, dedicada a ações voltadas para a juventude, é muito importante. O objetivo é colocar o jovem como protagonista dessas atividades que visam só o engrandecimento deles. Além de ser uma ótima oportunidade de despertar a cultura dentro da escola, que vai além do ensino tradicional, através do projeto Escola tem Cultura”, disse Samuca Silva. 

 

Uma das atividades realizada em sala de aula foi a oficina com o rapper e pedagogo, Thiago Elniño, sobre cultura e educação a partir dos temas transversais. Abordando o preconceito, empatia, bullying e como a arte pode ajudar a lidar com esses dilemas.

 

Segundo Aline Ribeiro, secretária municipal de Cultura, a participação do projeto também visa criar um público para a cultura em Volta Redonda. “O projeto ‘Escola tem Cultura’, acontece nas escolas da Fevre desde abril. E nessa semana em especial está no Colégio João XXIII. Levando dança, arte, música e outros segmentos culturais aos alunos. Com este projeto a Secretaria de Cultura irá trabalhar a formação de público para artistas locais e para os espaços culturais de Volta Redonda, ao mesmo tempo em que contribui com a educação enriquecendo a abordagem dos temas transversais nas escolas”, destacou Aline. 

 

Para a aluna Talita, de 13 anos, a atividade foi bem divertida. “No recreio a gente às vezes se junta para conversar e hoje em especial teve rap. Achei super legal mesmo, durante a semana vamos aproveitar bastante essas atividades”, disse. 

 

De acordo com Waldyr Bedê, diretor da Fevre, o evento é muito importante para motivar os jovens. “A ‘Semana da Juventude’ está sendo realizado no Colégio João XXIII, vem colaborar com a escola na divulgação e ampliação do entendimento do que é cultura. A partir das atividades que estão sendo desenvolvidas, os alunos participam na prática criando e experimentando as diferentes formas de cultura. Mais uma proposta positiva”, contou.  

 

Por Maria Clara Sales com foto divulgação

Pin It