Cerca de 25 mil serão beneficiados com obra em Volta Redonda

Construção de elevatória e de rede de esgoto receberá investimento de R$ 2,4 milhões através de convênio com a Agevap

A população do bairro Santa Rita do Zarur e regiões próximas será beneficiada com uma nova rede esgoto de 3.069 metros, além de uma elevatória com vazão de 18 litros por segundo, para o tratamento da ETE Santa Cruz. O investimento de R$ 2.397.835,28, que vai contemplar cerca de 25 mil habitantes, é fruto de um convênio firmado com a Agevap (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) nesta quarta-feira, dia 29, no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR).

O convênio foi assinado pelo prefeito Samuca Silva, pelo diretor-executivo do Saae-VR, José Geraldo Mattea, o Zeca, e pelo diretor-presidente da Agevap, André Luis de Paula Marques. Também estiveram presentes na solenidade, secretários municipais e gestores de autarquias, além de vereadores. Durante o evento, Samuca Silva reforçou que a parceria é essencial para que o município consiga os investimentos.

“Quem ganha é a população, é o meio ambiente, somos todos nós. Esse momento é único. Receber através de parceria cerca de R$ 2,4 milhões em um momento de crise não é para qualquer um. É para quem tem projeto. Reformulamos o escritório de Gestão de Projetos, que é responsável por acompanhar todos os projetos municipais, inclusive os do Saae”, comentou o prefeito.

O presidente da Associação de moradores do bairro Santa Rita do Zarur, Carlinhos Barros, comentou que a qualidade de vida dos moradores vai melhorar muito com a obra. “Moro no bairro há 45 anos e nesses anos todos só vinham promessas. O tratamento de esgoto do córrego também vai melhorar a vida para as cerca de 2 mil pessoas que moram à beira do córrego”.

O córrego citado por Carlinhos é o Córrego dos Peixes, que, de acordo com o diretor-executivo do Saae-VR, terá seu esgoto captado graças ao novo investimento. “Buscar mais esse recurso para tratamento de esgoto é uma das metas principais do governo do Samuca. Prova disso é que, mês passado, conseguimos inaugurar a elevatória da 207, contemplando alguns bairros. Hoje estamos dando esse pontapé inicial com a assinatura do convênio. É uma obra muito importante e continuaremos avançando com metas de ampliação do tratamento de esgoto de Volta Redonda. Agradeço ao prefeito que nos confiou essa missão”, afirmou Zeca.

A obra tem o prazo de execução de 10 meses e aumentará cerca de 5% o tratamento de esgoto de Volta Redonda. O presidente da Associação de Moradores do Santa Cruz II, André Luiz Cardoso Ferreira, afirmou que a construção da elevatória vai melhorar bastante a qualidade de vida dos moradores.

“O abastecimento está precário, principalmente aos fins de semana, mas essa obra vai melhorar muito para nós. Há muito tempo que o bairro vem crescendo e não tem um suporte. A caixa que tem lá não suporta a quantidade de pessoas”, afirmou André Luiz.

Recursos do Protratar estarão disponíveis também nos próximos anos

O diretor-presidente da Agevap, Andre Luis de Paula Marques, parabenizou Volta Redonda por ter sido contemplada dentre os 25 projetos inscritos no Protratar (Programa de Tratamento de Águas Residuárias) do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap).

“O edital de chamamento público foi aberto para 184 municípios da bacia do Rio Paraíba do Sul, e tinha que apresentar um projeto executivo. Tivemos 25 projetos inscritos e contemplamos oito. Volta Redonda foi contemplada por ter um projeto bem feito, que atende ao tratamento. Com certeza, esse programa será realizado todo ano e Volta Redonda pode se preparar para os próximos”, explicou André Luis.

O prefeito Samuca Silva aproveitou a ocasião para relembrar os investimentos que a prefeitura tem feito, apesar do momento de crise econômica.

“Com diálogo, projeto, capacidade de interlocução, posicionamento e presença é possível fazer os investimentos necessários. Inauguramos elevatória, estação de tratamento, avançamos na captação de esgoto. Também estamos buscando R$ 11 milhões do convênio original para melhorias no bairro Três Poços. Encaminhei o nosso plano de saneamento à Câmara Municipal, pois havia sido feito por decreto, e o correto é através de lei municipal. Estamos trabalhando para deixar uma cidade que todos nós queremos”, acrescentou Samuca Silva.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Gabriel Borges