Volta Redonda tem saldo positivo de mil empregos criados no ano

Dados do Caged referentes a julho mostram que mercado de trabalho mantém tendência de crescimento

Os dados liberados nesta quarta-feira (22) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) apontam que Volta Redonda ultrapassou, em julho deste ano, a marca de novos mil empregos formai. Foram exatamente 1.031 postos de trabalho criados como resultado de 12.959 admissões e de  11.928 dispensas.

O prefeito Samuca Silva comemorou o resultado e destacou que o poder público municipal tem feito todos os esforços para que a cidade se destaque na geração de empregos e renda.

“Estamos trabalhando em conjunto com o governo estadual e com a CSN para viabilizar a vinda de cinco empresas de beneficiamento de aço para o município, gerando empregos de qualidade e afinados com a vocação e a formação profissional de grande parte dos voltarredondenses. Além disso, os jovens, principalmente, já estão se beneficiando com os empregos oferecidos pela empresa de telemarketing que já está operando no município. São postos de trabalho para pessoas que têm facilidade em lidar com as novas tecnologias, uma característica típica das novas gerações. Finalmente, o comércio, único dos grandes setores econômicos que está com saldo negativo no acumulado do ano, deve reverter esse desempenho nos próximos meses com as contratações serão feitas pelas lojas que farão parte do shopping Park Sul”, disse Samuca.

A informação dada pelo prefeito, de que o comércio é o único dos quatro grandes setores que apresenta saldo negativo acumulado, se baseia nas informações do Caged-MTE, que apontam crescimento na quantidade de postos de trabalho nos setores de serviços (456), indústria (396) e construção civil (230).

A prefeitura colabora com a geração de empregos não apenas prestando assistência às empresas que pretendem se instalar na cidade, mas também mantendo um ambiente de diálogo com os empresários que já estão instalados na cidade, e oferecendo a todos os serviços de encaminhamento a possíveis empregos através do Sine, que foi reativado depois de anos parado e está funcionando no “Na Hora”, no Retiro.

No Brasil

O país fechou o mês de julho com a criação de 47.319 postos no mercado de trabalho, o melhor desempenho para este mês desde 2012, ano em que foram abertos mais de 142,4 mil empregos com carteira assinada. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados hoje (22) pelo Ministério do Trabalho. As informações constam de reportagem de Pedro Rafael Vilela para a Agência Brasil.

Ao todo, no mês foram abertas 1.219.187 vagas, enquanto o número de demissões foi de 1.171.868, revertendo o resultado negativo apurado em junho, quando foram fechados mais de 600 postos formais de trabalho.

De janeiro a julho, o saldo de admissões e demissões segue positivo, com a abertura de 448,2 mil novos postos. Se mantiver a tendência até o fim do ano, o Brasil terá interrompido uma sequência de três anos de queda, quando foram encerrados mais de 2,88 milhões de empregos formais, entre 2015 e 2017.