Prefeito diz que função do poder público é ajudar empresas a gerarem empregos

Samuca comemora primeira colocação no ranking da empregabilidade do Estado do Rio, mas alerta que é preciso manter o ritmo

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, comemorou o fato de Volta Redonda ser a cidade que mais criou postos de trabalho em todo o Estado do Rio nos últimos doze meses. Essa informação foi dada na segunda-feira, dia 22, pelo Cadastro geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Samuca destacou que a função da Prefeitura de Volta Redonda, no que diz respeito à geração de empregos, é de criar as melhores condições possíveis para que o setor privado faça as contratações.

“Desde antes de assumir a prefeitura, tinha certeza de que uma das tarefas mais importantes do Poder Público é criar as condições para que a iniciativa privada gere empregos. Isso se faz não só com incentivos fiscais, embora eles sejam muito importantes. É preciso também que o empreendedor tenha a certeza de que vai encontrar um ambiente favorável aos negócios, em que quem executar bem seu trabalho e seguir a legislação terá a recompensa do lucro, sabendo que a prefeitura vai ser parceira”, afirmou, acrescentando que o bom relacionamento entre governo e iniciativa privada é favorável a todos.

“Quando o ambiente de negócios é bom, as empresas fazem negócios e geram emprego para a população e receita para o poder público. O trabalhador que consegue emprego aumenta o consumo e ajuda a gerar mais postos de trabalho. A prefeitura que emprega com sabedoria a receita que obtém melhora cada vez mais o ambiente de negócios na cidade. Assim, um município com bom ambiente de negócios sempre vai ter melhor empregabilidade que outro em que esse ambiente não seja tão bom”, afirmou o prefeito.

Os dados e perspectivas

O Caged divulgou nesta segunda a informação de que, entre outubro do ano passado e setembro deste ano, Volta Redonda acumula a criação de 1.984 empregos com carteira assinada, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho. O número coloca a cidade como a que mais expandiu o mercado de trabalho em todo o Estado do Rio, nesse período.

Tudo aponta para uma reação ainda mais forte do mercado de trabalho de Volta Redonda nos quatro últimos meses de 2018: a cidade recebeu uma grande empresa do setor de telemarketing, que sozinha gerou centenas de empregos, e na terça-feira, dia 23, começaram as operações do Park Sul Shopping, cuja geração de postos de trabalho vai chegar à casa dos milhares.

O anúncio da criação do Complexo Metalmecânico  e a vinda de oito empresas que beneficiarão o aço produzido pela CSN marcam a maior expectativa positiva para a cidade no ano que vem, quando as indústrias começarão a operar. São empregos do setor industrial, que é a vocação principal da cidade e onde há oferta de mão de obra abundante e qualificada.