Exposição da APAE no Zélia Arbex entra para o calendário oficial de Volta Redonda

Aberta na noite de terça-feira, 23, cerca de 150 trabalhos dos alunos especiais ficam expostos até domingo,28. Entrada franca

Uma exposição composta por fotografias, trabalhos de artes e cozinha experimental foi aberta na noite de terça-feira, dia 23, no Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. São cerca de 150 produções artísticas criadas por alunos especiais atendidos pela APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) do município. A exposição fica aberta até domingo, 28.

A abertura contou com a presença da secretária de Cultura, Aline Ribeiro, a presidente da Fundação Beatriz Gama, Cláudia Dornelas e o presidente da instituição que atende atualmente 330 pessoas especiais,  Mário Vitor Lopes Netto. Pela primeira vez, a exposição dos alunos foi realizada no Espaço das Artes Zélia Arbex, cedido pela Secretaria de Cultura, que administra o órgão público. A secretária destacou os trabalhos e a parceria.

Eu quero agradecer a Apae, esta importante instituição, por nos dar esta oportunidade de contribuir com o seu trabalho, assistindo a tantas pessoas e seus familiares no município.  Esta exposição, com a aprovação do nosso prefeito Samuca Silva, agora passa a fazer parte dos eventos do calendário oficial do município, ampliando esta parceria. Favorecendo maior visibilidade a esses trabalhos de alto nível e qualidade artísticas dos alunos. É um orgulho para a gente poder participar deste projeto”, disse Aline Ribeiro.

O presidente da Apae, Mário Vitor, lembrou que anualmente a exposição era realizada na quadra poliesportiva da entidade no bairro 60, sendo vista por familiares e um número restrito de pessoas:

“É uma satisfação trazer esta exposição para o centro da cidade, mais acessível, para que todos possam visitar e conhecer o nosso trabalho, na assistência a saúde, educação e artes, que prestamos gratuitamente na Apae. Contamos com um corpo clínico capacitado, oficinas laborativas, marcenaria, atividades de esporte e lazer”, destacou.

O prefeito Samuca Silva convida a todos a conhecer os trabalhos feitos pela Apae em Volta Redonda, visitando a exposição: “Esta parceria é importante para todos nós, governo e sociedade. Quem não conhece o trabalho realizado pela Associação há mais de 60 anos na cidade, com certeza ficará encantado pela instituição que precisa do apoio do público”.

Os trabalhos coparticipativos reúnem estudantes e professores e levaram, em média, de 1 a 4 meses para a conclusão. A presidente da FBG, Cláudia Dornelas, prestigiou a inauguração da exposição e a apresentação do grupo de dança Maculelê, dança de origem afro-brasileira e indígena, com a participação da sua filha, Cristal Dornelas, 18 anos, atendida pela Appae.

Para Ângela Aparecida de Souza, mãe do Caio de Souza, 18 anos, que há 13 anos estuda na Apae, elogiou o novo local do Espaço das Artes para a exposição: “O meu filho está gostando muito porque aqui todos podem ver os trabalhos. Todas as crianças estão adorando, e orgulhosos do que fizeram com a ajuda dos professores. É muito gratificante também para os pais, nos deixa orgulhosos deles”, disse a mãe emocionada.

O horário de funcionamento do Espaço das Artes será de segunda às sextas-feiras, das 10h às 18h e sábado e domingo de 9h às 14h.

Afonso Gonçalves, fotos de Gabriel Borges