O Parque Aquático Municipal proporciona gratuitamente à população de Volta Redonda esporte e lazer, através da prática de atividades aquáticas. Com espaço físico privilegiado por sua estrutura e beleza natural, o Parque Aquático Municipal de Volta Redonda oferece uma excelente opção de lazer, recreação e convívio social buscando, com isso, melhor qualidade de vida aos cidadãos do município.

        O Parque Aquático Municipal de Volta Redonda tem capacidade para atender cerca de 3 mil pessoas por dia. O horário de funcionamento é de 6h às 10h e de 17h às 21h para os cursos, e de 10h às 17h para lazer.

        Para se associar ao Parque Aquático Municipal é necessário comprovar residência em Volta Redonda e preencher uma ficha de inscrição, onde constam algumas regras sua utilização. Para dependentes é necessária a certidão de nascimento, comprovante escolar e foto para identificação. Todos devem realizar o exame dermatológico, oferecido gratuitamente, que tem validade por alguns meses.

        Construído em 1981, no governo do Coronel Aluízio de Campos Costa, com objetivo de oferecer à população mais carente uma opção de lazer com qualidade, além de desenvolver os esportes aquáticos no município, o Parque foi desativado em 1986, pelo desinteresse dos governos municipais da época, O Parque Aquático Municipal foi reativado somente em 1997, no governo do prefeito Antônio Francisco Neto, quando foi revitalizado e modernizado. A reativação do Parque Aquático Municipal de Volta Redonda promoveu um grande avanço no esporte e no lazer público na cidade. Em junho de 2003, o Parque ganhou um sistema de aquecimento para as piscinas.

        Atualmente, o Parque Aquático conta com 60 mil associados, e, com onze professores e seis estagiários, atende 5.480 alunos distribuídos em 148 turmas.

Estrutura Física:

- Área total: 11.300 m²

- Secretaria

- Sala de professores

- Sala de exames médicos

- Cantina

- Vestiários

- Almoxarifados

Piscina Olímpica:

- Área total: 1250m²

- Profundidade: 2m

Piscina Infantil:

- Área total: 500m²

- Profundidade: 60 cm

Piscina de Lazer:

- Área total: 2812m²

- Profundidade: 1,5m

Toboáguas

PARQUE AQUÁTICO MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA – CURSOS

        No Parque Aquático Municipal são oferecidos gratuitamente à população de Volta Redonda cursos de natação, hidroginástica e pólo aquático. Os cursos têm como objetivo principal dar oportunidade a crianças, adultos, idosos e deficientes de participar de atividades aquáticas, estimulando o convívio com o meio e com o grupo, além de promover os benefícios do esporte. As atividades buscam ainda participação social e consciente, explorando as diversas situações que o meio oferece, contribuindo para a construção da cidadania dos alunos.

As aulas são realizadas duas vezes por semana, de terça-feira a sexta-feira, nos horários de 6h às 10h e de 17h às 20h. As turmas, divididas em diversas faixas etárias, atendem ao público de 2 anos até a Terceira Idade. Também existem turmas especiais para portadores de deficiência.

Para efetuar a matrícula nos cursos é necessário ser sócio do Parque Aquático Municipal, estar em dia com o exame dermatológico e apresentar um atestado médico comprovando que a pessoa está apta para a prática da atividade desejada. Para os alunos menores de 18 anos é necessária também uma autorização do responsável.