Jogos Estudantis movimentam Volta Redonda

Programação para esta semana inclui vôlei e futsal; o Jevre promove atividades esportivas por dois meses no município

Espírito esportivo, superação de limites, integração entre alunos/atletas e formação cidadã são algumas das características dos Jogos Estudantis de Volta Redonda (Jevre) que desde o último dia 24 de agosto promove atividades esportivas no município. A programação, que vai até o dia 20 de outubro, inclui 20 modalidades de esporte, sendo duas Olímpicas. E, neste ano, a novidade fica por conta de duas modalidades paradesportivas: natação e atletismo.

Na próxima semana, estudantes das escolas Municipais, Estaduais e Particulares de Volta Redonda vão competir em duas modalidades. As partidas de futsal sub 16 e sub 18 serão realizadas na tarde de segunda e quarta-feira, dias 10 e 12, nos Ginásios do Santo Agostinho e Retiro. Já a competição de vôlei sub 18 será no Ginásio da Ilha São João nas tardes de terça, quarta e quinta-feira, dias 11, 12 e 13.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, lembra que o objetivo dos jogos, como orienta o prefeito Samuca Silva, é proporcionar o intercâmbio entre os estudantes e professores, além de fomentar a prática esportiva.

“O esporte desenvolve a cidadania e para os alunos isso é muito valioso, deixando um legado para todos”, afirmou.

As 62 instituições de ensino, que participam com estudantes entre sete e 18 anos, já se enfrentaram em modalidades como queimada, cabo de guerra, corrida rústica e vôlei, além do taekwondo, que volta a fazer parte do Jevre em 2018. A competição contou com o apoio da Federação de Taekwondo do Estado do Rio de Janeiro.

Entre outras, ainda estão incluídas no Jevre as modalidades atletismo, corrida rústica, badminton, basquete, futebol society, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de areia e xadrez.

Para incentivar ainda mais os alunos/atletas, a equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que organiza os jogos em parceria com a Secretaria de Educação e a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) convidou alguns atletas já consagrados para a abertura do evento, no último dia 24 de agosto.

A campeã mundial de jiu-jitsu, Érica Paes, esteve na Ilha São João na abertura do Jevre e afirmou que a festa a fez voltar no tempo.

“Me recordei da época em que eu estudava e esperava o ano inteiro para participar dos jogos”, disse.

Além dela, neste dia também estiveram na ilha esportistas de Volta Redonda, representantes dos times de Rugby, Vôlei e Futebol Americano.

Veja a programação completa para esta semana:

Segunda-feira, dia 10

13h às 17h – Futsal sub 16 – Ginásio do Santo Agostinho