Tarifa Comercial Zero gera economia e agrada em Volta Redonda

População conta como utiliza o primeiro ônibus elétrico público do Brasil; Acessibilidade e gratuidade do transporte são elogiados

Completando dois meses de operação em Volta Redonda nesta terça-feira, dia 18, o ônibus elétrico do Tarifa Comercial Zero tem agradado a população que já apelidou o veículo de ‘Samucão’. É o caso da dona de casa Dulcineia Godoi, que mora no bairro Mariana Torres e utilizou o serviço na manhã desta terça. Ela conta que costuma embarcar no Tarifa Comercial Zero para ir ao médico e para realizar compras.

“Costumo ir mais à Amaral Peixoto e ao Aterrado e uso desde que começou. Nem todo dia temos dinheiro para a passagem e o ônibus ajuda muito, está ótimo”, comentou a dona de casa.

Assim como Dulcineia, a aposentada Lucia Helena do Carmo Silva, moradora da Vila Mury, participou da mesma viagem e elogiou a implementação do ônibus, que é o primeiro adquirido por um governo no Brasil, e conta com ar-condicionado, internet Wi-Fi e ligações USB para recarregar aparelhos móveis.

“Às vezes tenho médico, saio para comprar algo que preciso. Agora, está facilitando. Hoje, por exemplo, estou indo remarcar consultas minha e da minha mãe, que já tem 81 anos. Ela usou uma vez e adorou, porque a altura da entrada é ideal para idosos. O prefeito tem feito muitas coisas boas”, contou Lucia Helena, que costuma usar o veículo para fazer compras na Amaral Peixoto.

Para atender à população, o Tarifa Comercial Zero circula entre os principais centros comerciais da cidade, parando nos seguintes pontos de embarque e desembarque: Avenida Paulo de Frontin (em frente à prefeitura), no Aterrado; Vila Santa Cecília (atrás do Escritório Central); Avenida Gustavo Lira (Centro); Rua Eduardo Junqueira (Centro); Avenida Lucas Evangelista, no Aterrado (em frente ao Sesi); e no cruzamento da Avenida Sávio Gama com Rua Campos (Retiro).

A operação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h. Esse período de funcionamento agradou muito ao projetista Marcos Mattos, que mora na Vila Mury e passou a utilizar o ônibus para ir ao trabalho.

“Essa semana fiquei sabendo que ele circula aos sábados e, como trabalho até 12h, passei a usar também neste dia, tanto para ir quanto para voltar do trabalho. A economia foi incrível, cerca de R$ 50 por semana. Minha sogra, meu sogro e muita gente do prédio onde moro também utilizam”, contou Marcos.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, a integração dos centros comerciais é uma vantagem para o comerciante e para os consumidores.

“Quem estiver em um centro comercial e quiser um produto que não tenha encontrado, pode se deslocar para outro com o Tarifa Comercial Zero, já que o ônibus, por parar em pontos próprios, se desloca mais rapidamente. Para se ter uma ideia, do ponto do Retiro até a prefeitura leva-se menos de dez minutos”, explicou Joselito.

O prefeito Samuca Silva destacou que, além da economia, esse é o primeiro ônibus elétrico público do Brasil e conta com total acessibilidade, além de não poluir o meio ambiente.

“Estamos operando com um veículo nesta primeira etapa, podendo chegar até três ônibus até o fim deste ano. Com todos os veículos em circulação, queremos oferecer intervalos de apenas 20 minutos entre as viagens para o cidadão. Além disso, queremos melhorar a mobilidade urbana, tirando mais carros das ruas e incentivando o transporte público de massa”, acrescentou Samuca Silva.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Evandro Freitas