Escolas conscientizam sobre economia de energia

Projetos desenvolvidos por profissionais da rede pública fazem parte do Escola “Eficiente-Eu Curto!”, que instalou lâmpadas LED em 90 unidades

O auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda sediou na manhã desta quinta-feira, dia 18, o encerramento da orientação dos profissionais que atuam nas unidades escolares que participaram da segunda etapa do Projeto “Escola Eficiente – Eu Curto!”. O projeto permitiu a substituição de lâmpadas comuns por modelos LED em 90 escolas da rede municipal, além de incentivar o uso consciente da energia.

Durante o evento, foram apresentados os resultados obtidos e os projetos desenvolvidos em cada escola participante. A diretora da Escola Municipal Maestro Franklin de Carvalho Júnior, Patrícia Paneto, contou um pouco do trabalho desenvolvido na unidade.

“Com a nova iluminação, houve uma melhoria na qualidade do trabalho porque melhoraram as condições de trabalho. Estamos trabalhando agora a conscientização dos alunos no sentido de economizar, ter consciência do quão importante é essa questão na vida de cada um. As crianças ficam muito engajadas, todo mundo quer participar, se preocupa em apagar a luz quando sai, e levam isso para casa. Muitos pais comentam que eles conversam sobre o tema”, contou Patricia.

Após a solenidade inicial, uma banda de pífaros formada por alunos das escolas Maestro Franklin de Carvalho Junior, Goiás, Paraíba e José Fontes Torres realizaram uma apresentação para o público presente. O encerramento ficou por conta da Orquestra de Cordas do projeto Volta Redonda Cidade da Música.

Projeto reduz custos e conscientiza a todos

Viabilizado com recursos do programa de eficiência energética, em parceria com a prefeitura, o “Escola Eficiente – Eu Curto!” é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e coordenado pela concessionária de energia Light, tendo como beneficiárias as escolas municipais de Volta Redonda. O objetivo é melhorar a qualidade de iluminação das escolas e promover eficiência racional de energia elétrica através dos projetos pedagógicos que estão sendo desenvolvidos pelas unidades escolares, criando desta forma multiplicadores para o uso eficiente da energia elétrica.

O projeto prevê uma economia muito grande ao município, visto que foram substituídas 11.204 lâmpadas, sendo 9.972 lâmpadas fluorescentes de 1200mm, 40W, 1.103 lâmpadas fluorescente de 600mm, 20W, e  129 lâmpadas incandescentes tipo bulbo, por lâmpadas com tecnologia LED.

“É um projeto que foi iniciado em fevereiro de 2017 e concretizado no atual governo, gerando uma economia de, no mínimo, 40% em todas as escolas da rede. O município também tem uma diminuição no custo de energia, porque as crianças chegam em casa, conversam, após serem conscientizadas em sala de aula sobre as lâmpadas que consomem menos. É uma parceria Light e governo Samuca Silva”, afirmou a secretária municipal de Educação, Rita Andrade.

De acordo com Carla Marina Campos Pacheco, que atua na Gerência de Comunidade e Eficientização Energética da Light, a substituição das lâmpadas ocorreu em duas fases.

“É gratificante para nós poder contribuir, realizar esse projeto aqui em Volta Redonda. A gente não tem só a redução de energia, a eficiência energética tem outros benefícios. O próprio consumidor tem redução de uma necessidade maior de manutenção, há a padronização das lâmpadas que foram substituídas”, explicou Carla.

O prefeito Samuca Silva destacou a importância do projeto para a educação e para a administração do município.

“Volta Redonda é a única cidade do Brasil com todas as escolas municipais com lâmpadas de LED. Além do pioneirismo, o projeto gera uma economia para os cofres públicos, permitindo usar o recurso economizado para investir em outras áreas”, explicou Samuca Silva.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Evandro Freitas. / SecomVR