Volta Redonda sediará conferência de cultura nerd no domingo

Maior evento desse tipo no Sul Fluminense, VR Con 2018 tem apoio da Secretaria de Cultura e reunirá fãs de cinema, games, animes e quadrinhos

O próximo domingo, dia 18, os fãs de quadrinhos e cinema tem um encontro marcado na VR Com 2018 – maior conferência de cultura nerd da Região Sul Fluminense. Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), o evento será realizado pela Akai (Associação de Cultura Nerd) na Fundação Cultural CSN, na Vila Santa Cecília, e a entrada é gratuita.

De acordo com o presidente da Akai, Maicon Fagundes, a conferência vai debater os maiores lançamentos de 2018 do mundo do cinema e dos games, além de contar com atrações especiais e a liga regional de e-sports (Liga Fan). Haverá ainda concursos de cosplay e de K-pop (estilo de música popular coreana), e shows de músicas com temas de animes e de jogos.

“Neste ano, teremos a presença de convidados especiais, como Mauro Horta, que é o dublador do herói Thor (filme Vingadores 4), João Victor Granja, que dubla o personagem Dustin, da série Stranger Things, e Rodney Buchemi, quadrinista Internacional que já trabalhou na Marvel e na DC Comics, maiores empresas do ramo”, explicou Maicon.

Outra novidade será o painel Stan Lee, que prestará uma homenagem ao famoso roteirista e editor da Marvel Comics que faleceu na última segunda-feira. O quadrinista Rodney Buchemi chegou a trabalhar com Stann Lee.

A VR Con 2018 terá ainda o painel “Superman 80 anos”, que terá como abertura uma exposição com o tema na galeria de arte da fundação.

“É a primeira vez que usaremos a galeria de arte e a exposição Superman 80 anos ficará lá mesmo após o evento. Depois da abertura na galeria, o público retornará ao teatro para conferir o painel”, explicou Maicon Fagundes.

A secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro, explicou que a secretaria está apoiando o evento, fornecendo infraestrutura. “A VR Con já virou um evento tradicional na cidade. É uma área da economia da cultura que movimenta um grande número de crianças e jovens consumidores da cultura nerd”.

Para o prefeito Samuca Silva, Volta Redonda está no caminho certo ao realizar e sediar eventos voltados aos jovens que, segundo ele, promovem a integração sadia na juventude.

“Temos que apoiar eventos como o VR Con e continuar ocupando nossos espaços culturais com atividades para os jovens. Praticamente em todos os fins de semana Volta Redonda tem programação cultural e de lazer para a população. É nosso compromisso garantir isso para a população”, explicou Samuca Silva.

Programação do VR Con 2017:

Palco

10h – Show

11h – Painel Superman 80 anos

11h40 – Hallyu Contest (concurso de K-pop)

12h30 – Painel Star Wars

13h30 – Painel Stranger Things

14h20 – Painel Stan Lee

15h20 – Concurso Cosplay

16h – Painel Vingadores

17h – Show

Por Raphael Martiniano, com fotos de arquivo (Gabriel Borges)