Smac intensifica atendimento à população em situação de rua 

Ação foi realizada pelo Centro Pop no bairro Retiro

 

A Secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda, através do Centro Pop, realizou nesta segunda-feira, dia 03, uma abordagem à população em situação de rua em uma praça no bairro Retiro. A ação teve como objetivo oferecer os serviços disponibilizados pelo Centro Pop e a promoção social desta população. O Centro proporciona às pessoas em situação de rua, higiene pessoal, alimentação, retirada de documentos, contato familiar, atendimento psicossocial, além de encaminhamentos necessários.  

 

O secretário de Ação Comunitária, Marcus Vinícius Convençal, enfatizou a importância de promoção social para esta população. “Todos os que foram abordados na ação de hoje já são atendidos pelo Centro Pop. Dos dez que estavam na praça, dois não estão mais em situação de rua. Porém, devido a algum tipo de vicio, não conseguem se desvencilhar deste vínculo. O local já é de abordagem da SMAC, porém devido alguns problemas pontuais com os comerciantes viemos intensificar essa ação”, disse. 

 

De acordo com a coordenadora do Centro Pop, Rosilea Apolinari, cerca de 60 pessoas em situação de rua passam pelo local por dia.   “Eles passam pelo Centro Pop diariamente para realizar alguns serviços que são oferecidos como tomar banho, lavar roupa e se alimentar.  A ida ao local ou a vontade de ficar no Abrigo Seu Nadim tem que partir da pessoa que esta em situação de rua. Nestas abordagens, além de falarmos dos serviços que oferecemos ainda mostramos a importância de manter a cidade limpa”, contou. 

 

O prefeito Samuca silva, ressaltou a importância em realizar políticas públicas para a pessoa em situação de rua.  “Nós temos toda uma rede de ações e atividades do município voltado para atender a essa população. Volta Redonda conta com Comitê Intersetorial da Pessoa em Situação de Rua, que é formado por entidades pastorais, sociais e associações de moradores, entre outros para tratar as soluções para a pessoa que vive em situação de rua”, enfatizou.  

 

Por Maria Clara Sales com foto Geraldo Gonçalves - SecomVR 

Pin It