STMU realiza ação em comemoração a Semana Nacional do Trânsito em Volta Redonda

Vila Santa Cecília recebeu simulação de resgate feita pelos Bombeiros e Guarda Municipal 

 

Em comemoração a Semana Nacional do Trânsito “Todos nós somos o trânsito” a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda realizou uma ação de simulação de acidente nesta quinta-feira, dia 20, na Vila Santa Cecília. A atividade contou com a parceria da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros, além da participação de 21 crianças da Guarda Mirim que abordaram a população com panfletos informativos sobre a segurança no trânsito. Quem passou pelo local ficou bem surpreso com a ação.  .

 

De acordo com a moradora Ivone Meireles, a movimentação das crianças chamou atenção. “Fiquei curiosa em ver toda essa movimentação e quando cheguei mais perto às crianças me abordaram para explicar sobre a Semana Nacional do Trânsito. Achei importante a participação de todos e a simulação foi muito real. O trabalho que todas as autoridades realizam para manter a segurança no trânsito ajuda a salvar vidas. É a primeira vez que isso acontece aqui chamando atenção da população”, disse.  

 

Um carro da Guarda Municipal foi usado para realizar a simulação de fogo. E o Corpo de Bombeiros simulou como seria o resgate das vítimas e as ações para conter o fogo. Para Yasmin, de 11 anos, que participou das atividades com a Guarda Mirim, o momento foi de muita adrenalina.  “Dentro da Guarda Mirim a gente aprende várias coisas, mas nunca tínhamos visto uma situação tão real. Gostei muito de ter participado”, contou. 

 

Para Maurício Batista, secretário da STMU, a atividade educativa foi idealizada para chamar a atenção da população sobre a segurança no trânsito.  “Nosso objetivo em chamar o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal para participar da ação foi exatamente que todos pudessem ver como a segurança no trânsito é importante e salva vidas. Em uma situação extrema só os bombeiros podem agir. A Semana Nacional do Trânsito é uma ótima oportunidade para abrir diálogo sobre a segurança no trânsito”, disse. 

 

O prefeito Samuca Silva, destacou que durante a semana diversas atividades estão sendo realizadas na cidade para falar sobre a importância de um trânsito seguro. “Estamos tendo uma ótima oportunidade também para discutir a mobilidade urbana na cidade. Esse é um convite à cidadania. Durante toda a semana s STMU está realizando diversas atividades para abordar, de forma mais ampla, questões ligadas ao trânsito. Contar com a ajuda das crianças da Guarda Mirim mostra nosso comprometimento com o futuro da cidade”, contou.  

 

Confira a programação completa da Semana Nacional do Trânsito: 

 

21/09 - Equipe da STMU estará na feira da Educação e Carreira distribuindo panfleto da campanha;

 

24/09 – Palestra Corpo de Bombeiros sobre Prevenção de Acidentes de Trânsito, no auditório da ACIAP, às 14h; 

 

25/09 - Reativação da MINI CIDADE (com visita da Fundação Beatriz Gama) 

 

Por Maria Clara Sales com foto Gabriel Borges

Pin It