Biblioteca Municipal comemora 63 anos

Festejos incluem visitas de escolas, atividades educativas, exposições, feira de artesanato, apresentações musicais e muito mais

Criada em 22 de setembro de 1955, a Biblioteca Municipal Raul de Leoni celebra 63 anos neste sábado e iniciou as comemorações nesta sexta-feira, dia 21, com exposições, ações educativas, música, feira de artesanato e outras atividades para todas as idades. Quem aproveitou as festividades logo pela manhã foram 12 pessoas, entre alunos e acompanhantes, do Centro Integrado de Educação Especial Diogo Levenhagen, que participaram de um Tour Cultural na biblioteca.

“Gostamos mais das fotos”, comentou aluno Diego de Oliveira Ferreira, de 34 anos. Acompanhando Diego, o colega Adriano Côrtes da Silva, de 30 anos, também elogiou a exposição de fotografias contando a história da biblioteca, que á maior da região. “É a primeira vez que estamos aqui e está muito bom”.

A professora Serize Seoane Monção, moradora do bairro Água Limpa, acompanhou a irmã Sueli Peres Seoane Monção, de 60 anos, que estuda no centro integrado. O contato com as exposições e com a história do local foram elogiados pelas irmãs.

É algo que tem a tendência de crescer, além de esclarecer e servir como lazer. Minha irmã, que eu cuido, com certeza vai ter o conhecimento ampliado”, frisou a professora.

As festividades desta sexta-feira seguiram até as 18h, incluindo ainda uma exposição de balões ecologicamente corretos e outra de orquídeas, oficina de narrativas, feira de artesanato e apresentações musicais.

A secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro, contou que é a primeira vez que o aniversário da biblioteca é comemorado com as escolas, incluindo uma programação dedicada aos alunos.

“O aniversário foi preparado com muito carinho pela equipe pedagógica da biblioteca. Conseguimos integrar várias linguagens artísticas para celebrar esse momento, esse espaço de leitura e de incentivo à literatura”, comentou Aline.

Neste sábado, o público poderá conferir as exposições das 8h às 16h no interior da biblioteca. No Memorial Getúlio Vargas, térreo da biblioteca, haverá a feira de artesanato e exposição de 200 espécies de orquídeas, das 14h ás 16h, e apresentações musicais, como Dança Charme e show com o cantor Vitor Emanuel às 14h.

O prefeito Samuca Silva elogiou a programação e convidou a população para participar das festividades. “Estamos celebrando 63 anos de história desse espaço cultural importante da cidade, que recebe cerca de 3 mil usuários por mês em média. É um programa para toda a família de Volta Redonda”.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Geraldo Gonçalves / SecomVR