Secretaria de Saúde realiza Vacinação Antirrábica Animal

Serão dois sábados de vacinação: 22 e 29 de setembro

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesse sábado, dia 22, o primeiro dia da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. A vacina foi disponibilizada em 29 locais da cidade entre Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e escolas municipais. O segundo e último dia de vacina será no sábado, dia 29 de setembro. A vacina é gratuita e acontece das 8h às 17h. Foram mobilizados cerca de 130 profissionais, entre médicos veterinários, agentes de saúde, agentes de endemias, estudantes de medicina veterinária voluntários. A expectativa é vacinar, aproximadamente, 9,5 mil animais, entre cães e gatos no primeiro dia de vacinação, que corresponde a metade da meta a ser alcançada pelo município.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, ressaltou a importância da Campanha e o comprometimento das pessoas com os animais de estimação. “a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal é uma medida preventiva, e de essencial importância, pois a raiva é uma moléstia terrível, que pode levar a óbito se não atendida a tempo e a melhor forma de se proteger contra a doença é vacinando os animais”, disse o secretário.

A raiva é uma doença que não tem cura, por isso a importância das campanhas de prevenção. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população colabore levando seus animais antes das 17h, a fim de evitar tumulto. Outra recomendação importante é evitar que o animal seja levado por uma criança, para evitar acidentes.

Nesse sábado a vacinação aconteceu nos seguintes bairros: UBS Jardim Paraíba, UBSF Vila Americana, UBS Monte Castelo, UBSF São Geraldo, UBSF Vila Rica – Tiradentes, UBSF Siderópolis, UBSF Três Poços, UBSF Nova Primavera, UBSF Água Limpa, UBS Santa Rita do Zarur, CRAS Santa Cruz, UBSF Candelária, UBSF Santo Agostinho, UBSF Volta Grande, UBSF Dom Bosco, UBS Caieiras, Escola Municipal Sergipe – Aero, UBSF São João, UBSF Jardim Belvedere e a Escola Municipal Juarez Antunes.

Já para o próximo dia 29 serão os seguintes locais: Escola Municipal Amaral Peixoto – Retiro, UBSF Retiro III – Avenida Antônio de Almeida, UBSF Vila Mury, UBSF Açude I, UBSF Açude II, UBSF 249, UBSF São Lucas, UBSF Eucaliptal, UBSF Conforto, UBSF Belmonte, UBSF Padre Josimo, UBSF Jardim Belmonte, UBSF Siderândia, UBSF Ponte Alta, UBSF Mariana Torres, CRAS Belo Horizonte, UBSF Vila Brasília, Escola Estadual Snto Dumont – Niterói e UBSF Belvedere.

Helber Viana de Oliveira, 39 anos, morador do bairro Volta Grande IV levou sua cadela Mel para vacinar, como faz em toda campanha. “Cuidar dos nossos animais é o mínimo que podemos fazer para retribuir tanto carinho que eles nos dão. Não perco nenhuma campanha. Esse ano não foi diferente”, disse o metalúrgico.

O gato Shaimons nem deu trabalho para a dona de casa Adriana Rita de Cássia. “Ele já está acostumado, é um filho de coração, então eu mantenho as vacinas dele em dia porque eu penso na saúde dele e na nossa também”, disse.

Por Fátima Santos, com fotos de Evandro Freitas - Secom/VR