Volta Redonda promove o II Festival de Economia Solidária

 

Evento promoveu atividades culturais embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília.

 

O II Festival de Economia Solidária de Volta Redonda reuniu nesta sexta-feira, dia 31,um grande público na abertura do evento que visa à comercialização de produtos das artesãs, alimentação gourmet, intervenções artísticas e culturais da cidade. O festival ainda acontece neste sábado, dia 01, até às 20h com atividades culturais embaixo da Biblioteca Municipal. A ação foi organizada pela Prefeitura de Volta Redonda junto com o Fórum de Economia Solidária da cidade  em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

De acordo com a moradora de Volta Redonda, Darcy Pereira, a prefeitura merece parabéns pelo evento.

 

“Esse modo coletivo de se trabalhar é muito importante. Fomenta a economia do município e ainda valoriza o trabalho manual entre outros.  Fiquei surpresa com a qualidade dos produtos e a prefeitura está de parabéns por proporcionar esse tipo de festival”, contou.

 

“São vários atores sociais envolvidos no tema, como universidade, gestão pública municipal e empreendedores econômicos solidários. Estamos seguindo a orientação do Prefeito Samuca Silva“. disse Bárbara Cunha, representante da Secretaria Municipal de Planejamento.

 

Durante todo o dia foram realizadas oficinas e atividades culturais, com o objetivo de divulgar a construção da política municipal de economia solidária. Dentre as oficinas realizadas foram: Conhecendo a economia solidária; Juventude e economia solidária; Cultura e economia solidária. Economia Solidária como estratégia de desenvolvimento social.

 

O prefeito Samuca Silva, enfatizou a importância da Economia Solidária de Volta Redonda na construção de políticas públicas.

 

“Queremos cada vez mais divulgar a economia solidária, fortalecendo produtores e artistas que promovem a inclusão social e desenvolvem um produto com qualidade para o mercado e que buscam a inclusão social e produtiva de públicos prioritários. Também estamos gerando  trabalho e renda a partir da promoção de atividades econômicas coletivas e sustentáveis”, diz Samuca.

 

Para Júlia Menezes, empreendedora no festival, os participantes ainda estão aprendendo a viver a economia solidária.

 

“O festival veio para fortalecer o laço entre a administração pública e os empreendedores. Sendo uma forma desenvolver a economia de forma coletiva. É um processo mais democrático e educativo, muito ainda precisam crescer e aprender como é este meio”, contou.

 

 

Sábado dia 1º de Setembro segue com uma programação educativa e também cultural:

 

9h30 – Atividade Cultural

10h – Ballet Gacemss

11h30 – Atividade Cultural

14h – Oficina - Cultura e Economia Solidária

15h30 – Atividade Cultural – Capoeira Mestra Arara

16h – Atividade Cultural

16h30 – Dança Circular: Redondanças

17h – Seminário -  Política Pública da Economia Solidária

19h – Dança Cigana Al Andaluz

19h30 – Atividade Cultural

20h – Atividade Cultural

 

Maria Clara Sales com foto Evandro Freitas

Pin It