Assistência Farmaucêutica

A Assistência Farmacêutica contempla um conjunto de ações cujo objetivo é promover o acesso da população aos medicamentos, o seu uso racional, contribuindo para o cuidado integral da população residente em Volta Redonda.

As legislações municipais que regulam a Assistência Farmacêutica no município são:

Portaria N.º  040/2014 – SMS, que dispõe sobre acesso à Assistência Farmacêutica e dá outras providências;

- Portaria N.º 041/2014 – SMS, que dispõe sobre a inclusão e exclusão de medicamentos da relação Municipal de Medicamentos Essenciais - REMUME e dá outras providências.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza aos seus usuários 498 medicamentos para atender suas necessidades em diversos momentos. Para cada situação existem normas de prescrição e dispensação que visam a proteção e o cuidado integral da saúde.

MEDICAMENTOS NA ATENÇÃO BÁSICA: estão padronizados itens para combate as doenças mais comuns como hipertensão, diabetes, asma, infecções, etc. e situações específicas, como é o caso do Planejamento Familiar. Estes medicamentos estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde ou Unidades Básicas de Saúde da Família e na Farmácia Municipal (setor 1), localizada no bairro Aterrado. Os medicamentos são fornecidos gratuitamente para população. 

MEDICAMENTOS DA SAÚDE MENTAL: são os itens destinados aos portadores de transtornos e deficiência mental. Estes medicamentos são fornecidos para usuários na Farmácia Municipal (setor 1), inscritos nos serviços de Saúde Mental ou para pacientes que fazem tratamento neurológico. É necessária apresentação do "Cartão de Psicofármacos" (para os casos de uso contínuo) e receita de controle especial ou a notificação de receita B. 

MEDICAMENTOS E INSUMOS PARA DIABETES: a Farmácia Municipal disponibiliza seringas, agulhas e insulinas para controle dos pacientes insulinodependentes cadastrados nos serviços da SMS/VR. Insulina de ação longa (insulina NPH) e de ação rápida (insulina Regular), sendo ambas insulinas humanas recombinantes. Os insumos e a insulina são fornecimentos mediante prescrição médica realizada nos serviços da SMS/VR.

MEDICAMENTOS PARA CONTROLE DO TABAGISMO: dispensados apenas na Farmácia Municipal, mediante receita, são medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde e repassados aos usuários através da SMS/VR pelo Programa Municipal de Controle do Tabagismo e outros fatores de risco. Fazem parte do elenco: bupropiona, cloridrato 150mg comprimido, nicotina 7mg, 14mg e 21mg adesivo transdérmico, nicotina 2mg goma de mascar e nicotina 4mg pastilha. O usuário deve participar dos grupos realizados na Atenção Básica. 

MEDICAMENTOS PARA TRATAMENTO DO VITILIGO: os medicamentos deste programa são dispensados apenas na Farmácia Municipal, para residentes de Volta Redonda, mediante cadastro do paciente e apresentação de  receita médica prescrita pelos especialistas da rede municipal de saúde inscritos no programa. Fazem parte do elenco os seguintes medicamentos: loção bloqueadora solar FPS 30, metoxaleno creme 0,1%. metoxaleno creme 0,2%  e metoxaleno cápsula 10 mg.

MEDICAMENTOS NA MÉDIA COMPLEXIDADE: o SUS disponibiliza tratamento medicamentoso, de doenças raras, de baixa prevalência ou de uso crônico prolongado com alto custo unitário, cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT, publicados pelo Ministério da Saúde - MS. Este nível de atenção é financiado pelo Ministério da Saúde (co-financiamento e aquisição de parte do elenco) e Secretaria Estadual de Saúde (aquisição e distribuição aos municípios).

MEDICAMENTOS ESPECIALIZADOS: são medicamentos distribuídos no Polo Estadual de Medicamentos, anexo à Farmácia Municipal. Para o usuário ter acesso a estes medicamentos é preciso:

- Formulário próprio: Laudo de Medicamentos Excepcionais (LME) preenchido por médico especialista da rede pública do SUS ou particular (Clique aquiComprovante de residência, carteira de Identidade ou certidão de nascimento, CPF, Cartão SUS.Termos de Consentimento (para cada patologia um termo diferente) e exames complementares (depende da patologia). Veja a lista de medicamentos mais solicitados: Clique aqui

- Cadastramento do usuário na SAFIE/SES-RJ via Polo Estadual de Medicamentos. Informações adicionais podem ser obtidas no Polo Estadual de Medicamentos/Farmácia Municipal ou no site – http://www.saude.rj.gov.br/servicos-assistencia-em-saude/servicos-assistencia-em-saude-assistencia-farmaceutica/medicamentos/260-medicamentos-especializados.html.

MEDICAMENTOS PARA DOENÇA TRANSMISSÍVEL: destinado aos usuários que fazem tratamento de doenças como DST/AIDS, tuberculose, hanseníase e hepatites virais. Os medicamentos estratégicos são dispensados no Centro de Doenças Infecciosas (CDI).

MEDICAMENTOS NA REDE HOSPITALAR E URGÊNCIAS: nos hospitais e emergências há medicamentos para o cuidado das pessoas que estão hospitalizadas ou precisam de pronto-atendimento. São aproximadamente 350 itens para as diversas doenças que acometem a população.

MEDICAMENTOS NA FARMÁCIA POPULAR: a Farmácia Popular do Brasil faz parte da Política de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, visa assegurar à população o acesso a produtos básicos e essenciais gratuitos para hipertensão, diabetes e asma (“Saúde Não Tem Preço”) e no sistema contrapartida através da extensão do programa (“Aqui tem farmácia popular”). 

FARMACOVIGILÂNCIA: é o trabalho de acompanhamento do desempenho dos medicamentos que são fornecidos aos usuários do SUS. Caso você suspeite de um efeito indesejado esteja ocorrendo por uso de medicamento preencha o "Formulário Erro de Medicamento" e encaminhe ao serviço de Assistência Farmacêutica. Além de identificar efeitos indesejáveis, maléficos e danosos, esta ferramenta auxilia a identificação de medicamentos falsificados e com desvio de qualidade.

 

Programa estadual de fornecimento de fraldas (Cartão Cuidados Especiais)

Relação Municipal de Medicamentos Essenciais - REMUME

 

Farmácia Municipal 

Endereço: Rua Edson Passos, nº 171, Aterrado

Funcionamento: de 2ª a 6ª feira de 08h00min às 16h30min.

Telefone: 24 3339 9467

 

Farmácia Popular do Brasil - Unidade Volta Redonda

Endereço: Rua 564, nº 99, Nossa Senhora das Graças

Funcionamento: de 2ª a 6ª feira de 08h00min às 18h00min e sábados de 08h00min às 12h00min.

Telefone: 24 3339 9125

 

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.