• images/slider/01.jpg
  • images/slider/02.jpg
  • images/slider/03.jpg
  • images/slider/04.jpg

Volta Redonda comemora Dia Mundial da Saúde com ações educativas em shopping na Vila

Estande terá informações sobre combate a dengue, controle do tabagismo, aferição de pressão arterial, início da campanha de vacinação contra gripe e outras atividades

 

         Para comemorar o Dia Mundial da Saúde – dia 7 de abril - a Secretaria Municipal de Saúde terá um estande, no Sider Shopping, na Vila Santa Cecília, com diversas atividades destinadas a públicos variados. Cerca de 20 profissionais estarão no Espaço S do Sider, das 15 às 21 horas, distribuindo informativos sobre o combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, além de orientarem a população sobre o controle do tabagismo. As equipes farão ainda distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial, teste de Índice de Massa Corporal (IMC) e teste de glicemia.

         Com a chegada do inverno, as programações pelo Dia Mundial da Saúde incluem orientação para população sobre o lançamento da 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que terá início em 30 de abril, seguindo até 20 de maio.

         Para atrair ainda mais a atenção do público esta campanha terá o 30 de Abril como o Dia de Mobilização Nacional. A meta é atingir indivíduos com 60 anos ou mais de idade, além de crianças com idades entre seis meses a menores de cinco anos. Também devem ser vacinadas as gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).

         Trabalhadores de saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas sócio educativas, população privada de liberdade e  funcionários do sistema prisional também estão incluídos no público alvo, que deve representar aproximadamente 49,8 milhões de pessoas em todo o país.

DSTs – Profissionais do CDI (Centro de Doenças Infecciosas) se dedicarão a realizar abordagens sobre as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e AIDS no estande, além de orientar o público sobre a importância da prevenção e do diagnóstico destas doenças.

         O público jovem continua sendo a faixa etária de destaque entre os casos de maior incidência de contaminação pelo vírus HIV. Dados do CDI revelam que em Volta Redonda, seguindo a tendência nacional, a maioria dos casos registrados de Aids atinge pessoas com idades entre 20 e 49 anos. Os números da doença no município também seguem o panorama nacional e aumentam a cada ano. Entre janeiro a março de 2015, foram registrados 35 novos casos da doença, no município. Este ano, no mesmo período, estes casos novos chegam a 46.  

         Quando se trata do sexo com maior incidência da doença, os homens continuam liderando o número de casos. Essa tendência promete a se repetir este ano quando registros do CDI revelam que entre janeiro a março foram registrados 14 casos de Aids, em mulheres, e 32 em homens.

DIA DA SAUDE – O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido à preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar a todos sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.

AÇÃO CONTRA DENGUE – Ainda para comemorar o Dia Mundial da Saúde, a Vigilância Ambiental fará um mutirão com os moradores dos bairros Jardim Paraíba, Aterrado e Nossa Senhora das Graças, nesta quinta e sexta-feira (dias 7 e 8), das 8 às 16h, de adesão à campanha 10 Minutos Salvam Vidas.

         Os agentes estarão realizando vistorias nas residências e a Secretaria de Serviços Públicos estará disponibilizando homens e caminhões para que essas pessoas possam se desfazer de inservíveis e outros materiais que possam acumular água de seus quintais. Não serão retirados restos de entulhos e obras. Esses bairros foram escolhidos principalmente em função dos resultados do ultimo LIRAa, onde a região apresentou aumento dos números de 2,6% (médio risco) para 4% (alto risco). 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.